FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 31 de outubro de 2025
POR: Assessoria de Imprensa Unit
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 13/11/2021 às 07:00
Pub.: 17 de novembro de 2021

Projeto Sorrindo para a vida: iniciativa já beneficiou mais de 50 crianças com microcefalia

O projeto Sorrindo para a vida disponibiliza atendimento odontológico especializado.

Projeto Sorrindo para a vida: iniciativa já beneficiou mais de 50 crianças com microcefalia (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Projeto Sorrindo para a vida: iniciativa já beneficiou mais de 50 crianças com microcefalia (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Com o objetivo de acompanhar o crescimento e desenvolvimento de crianças com microcefalia, especialmente quanto à saúde bucal — identificando e tratando precocemente possíveis alterações —, a Universidade Tiradentes (Unit), por meio do curso de Odontologia, desenvolve o projeto Sorrindo para a vida. O projeto teve início ainda em 2015, após o surto do Zika vírus no Brasil. Sensibilizada pela causa dos recém-nascidos, a docente Saione Cruz idealizou o projeto e convidou a professora Aline Soares para desenvolvê-lo. 

“O projeto é de grande importância, pois nos permite acompanhar de perto os cuidados com a saúde bucal da criança e, consequentemente, proporcionar a ela uma atenção de forma geral, pois a saúde começa pela boca”, comenta a odontopediatra e uma das responsáveis pelo projeto, professora Aline Soares.

O projeto oferece todo o tratamento odontológico, de forma gratuita, assim como serviços multidisciplinares, como palestras com profissionais voluntários de outras áreas da saúde e afins. “Contamos com o apoio de nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos, todos empenhados em contribuir para a qualidade de vida dessas crianças e suas famílias”, enfatiza. 

Desde o início do projeto já foram atendidas mais de 50 crianças. “Os atendimentos variam de acordo com a necessidade de cada criança. Alguns retornavam mensalmente, outros a cada dois, quatro ou seis meses. Mas as famílias continuam sendo assistidas de forma multidisciplinar, participando de palestras e dinâmicas, promovidas pelo projeto em parceria com outras áreas da saúde”, destaca a odontopediatra. Com a pandemia do novo coronavírus, o projeto foi suspenso temporariamente. “A importância social é muito grande, pois essas crianças carecem de serviço odontológico especializado. Além de a maioria ser de família de baixa renda, o projeto oferece atendimento gratuito. Conseguimos também abranger o atendimento e nos tornarmos referência para Alagoas e Bahia”, acrescenta. 

Aline Soares destaca o papel da Odontologia em pacientes com microcefalia. “O cirurgião-dentista deve conhecer as características craniomaxilofaciais desses pacientes, bem como os achados bucais, para promover saúde e qualidade de vida a eles”, frisa. “A prevenção continua sendo o melhor caminho, especialmente em pacientes portadores de algum tipo de deficiência”, finaliza.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação