Alunos de Agropecuária do Campus Glória desenvolvem jogos sobre Química e Física
O projeto utilizou a Informática como ferramenta.

Alunos de Agropecuária do Campus Glória desenvolvem jogos sobre Química e Física (Foto: IFS)
Ao longo dos últimos três meses, os alunos foram construindo os jogos nas aulas de Informática e, quando necessário, buscavam o auxílio das professoras de Química e Física para elaborar as questões. “Trabalhar de forma integrada facilita a aprendizagem do educando. Nesta atividade, a informática foi a ferramenta utilizada para desenvolver jogos cujas perguntas estavam relacionadas aos conteúdos químicos e físicos previamente trabalhados com os alunos. ” explicou Ana Paula Cavalcante, professora de Química.
Os conteúdos utilizados nas perguntas foram ministrados nos primeiro e segundo bimestres. Em Química, as questões tratavam sobre Teoria Atômica, Tabela Periódica, Matérias e suas propriedades e Estequimetria, já em Física, foram abordados principalmente Conceitos Físicos e problemas de fácil solução. “Os estudantes se mostraram empolgados. A atividade estimulou o interesse até daqueles que apresentavam dificuldades no aprendizado dos conteúdos estudados”, avaliou Hamona Santos , professora de Física.
foto2As ferramentas utilizadas para a criação dos jogos foram os programas de edição de apresentação Power Point e Impress, que também fazia parte dosconteúdos aplicados nas aulas de Informática. A apresentação e avaliação dos jogos foi realizada na última semana de fevereiro e, numa aula empolgante e divertida, os alunos puderam mostrar todo o conhecimento aplicado durante o projeto e surpreender com a criatividade dos jogos. “O resultado foi positivo, pois os alunos se envolveram com entusiasmo nas atividades. Na apresentação também se mostraram empolgados em apresentar e responder os jogos dos colegas ” observou Jamille Madureira, professora de Informática. E a aluna Paloma Farias confirma a observação da professora: “Foi muito divertido. A brincadeira é uma forma legal de se aprender, a gente assimila muito melhor o conteúdo”, relatou a estudante.