Flutuante Topo BANESE
Aracaju (SE), 19 de novembro de 2025
POR: SMS | Aracaju
Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Em: 18/11/2025 às 11:33
Pub.: 19 de novembro de 2025

SMS de Aracaju levou assistência médica, prevenção e segurança sanitária durante o Pré-Caju 2025

SMS de Aracaju levou assistência médica, prevenção e segurança sanitária durante o Pré-Caju 2025 - Foto: Karla Tavares/Secom PMA

Para assegurar que os foliões aproveitassem o Pré-Caju 2025 com tranquilidade e proteção, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mobilizou uma ampla operação integrada entre Urgência e Emergência, Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária. A prioridade foi garantir assistência imediata, prevenção de riscos e condições seguras de consumo de alimentos e bebidas durante os dias de festa.

Nos dias 15 e 16 de novembro, o posto médico instalado à frente do Camarote Aju realizou 107 atendimentos de baixa e média complexidade. O espaço contou com 15 leitos, incluindo dois de estabilização, 10 poltronas para observação e medicação, além de uma Unidade de Suporte Básico e outra de Suporte Avançado do SAMU. Ao todo, 11 pessoas foram estabilizadas e encaminhadas ao Hospital Fernando Franco e outras unidades hospitalares.

A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SMS, Leilane Araújo, destacou que toda a estrutura foi planejada para garantir rapidez e segurança no atendimento ao público. “A equipe estava preparada para situações de diferentes níveis de complexidade. A maior parte dos atendimentos foi por uso abusivo de álcool ou pequenas lesões motivadas por quedas. Nosso compromisso foi assegurar que cada folião tivesse acesso a suporte adequado e imediato. Em todas as ocorrências a equipe prestou atendimento, seja em casos que exigissem estabilização ou no encaminhamento quando necessário”, reforçou. 

A Vigilância em Saúde atuou na prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com distribuição de insumos e orientação sobre PrEP e PEP. Foram entregues 8 mil unidades de gel lubrificante, 14.400 preservativos externos e 1.000 preservativos internos. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) monitorou, em tempo real, possíveis emergências epidemiológicas.

Segundo Duanne Marcele, coordenadora da Rede de Vigilância em Saúde, o foco das ações foi proteger o folião com informação e acesso facilitado a métodos de prevenção. “A presença da equipe teve impacto direto na segurança sanitária do evento. Nossa missão foi ampliar o cuidado e levar orientação clara e acessível ao público. Prevenção também é cuidado em saúde”, pontuou. 

A Vigilância Sanitária realizou 115 fiscalizações entre ambulantes e pontos de venda no circuito da festa. As equipes apreenderam e descartaram 60 kg de gelo irregular e efetuaram a interdição parcial de um cômodo de um depósito de bebidas no Camarote Aju, situação que foi regularizada no dia seguinte. Em ação conjunta com outros órgãos, não houve apreensão de bebidas irregulares.

Para a coordenadora da Rede de Vigilância Sanitária (REVISA-SMS), Flávia Brasileiro, a atuação rigorosa garantiu que o público consumisse alimentos e bebidas dentro dos padrões exigidos. “A vigilância teve caráter educativo e protetivo. Nosso trabalho é assegurar a qualidade do que chega ao folião. A fiscalização existe para proteger a saúde de quem participa do evento”, detalhou. 

Com a operação integrada, a SMS assegurou assistência médica imediata, ampliou as ações de prevenção e reforçou o controle sanitário em todo o circuito da festa. As medidas adotadas garantiram mais segurança, proteção e bem-estar aos foliões que participaram do Pré-Caju 2025.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação