Empresa-júnior oferece projetos de Engenharia e Arquitetura até 40% mais baratos
Criada há 10 anos por alunos da Unit, a Projet Junior já realizou mais de 150 projetos, com foco na formação profissional e no atendimento acessível; estudantes voluntários vivem a rotina empresarial e se destacam em processos seletivos.

Uma empresa que oferece consultorias e serviços técnicos de Engenharia e Arquitetura a preços bem acessíveis, além de ser um espaço de prática e aprendizado para estudantes que estão começando a carreira nestas áreas. Trata-se da Projet Junior, a empresa-júnior ligada aos cursos de Engenharias e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit). Criada em 2015, ela já realizou e entregou mais de 150 projetos em seus 10 anos de funcionamento, com a participação de mais de 80 estudantes que passaram por ela ao longo do período e hoje se destacam como profissionais atuantes no mercado.
Os serviços oferecidos pela Projet estão relacionados aos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica e Arquitetura e Urbanismo. Eles incluem projeto sanitário, projeto arquitetônico, reforma, ambientação, usucapião, modelagem, marcenaria, levantamento cadastral e automação residencial, agrícola, comercial e industrial, entre outros. Em breve, a empresa começará a desenvolver e ofertar serviços ligados ao curso de Engenharia Mecânica, que terá seus estudantes participando como membros da empresa-júnior.
Esses serviços destinados a todos os tipos de público e prestados com garantia de qualidade e excelência nos resultados, mas a custos mais acessíveis. “Queremos oferecer serviços de qualidade também a pessoas que não tem uma uma possibilidade de pagar por um projeto de um profissional que já está trabalhando na área. A proposta é fornecer um serviço com a mesma qualidade e até 40% mais baixo do que é vendido no mercado, por exemplo”, diz o diretor-presidente da Projet Júnior, Cleverton Gabriel Santos Araújo, que cursa o 10º período de Engenharia Mecatrônica.
Todo o lucro gerado pelos serviços, além de cobrir os custos dos projetos e a operação da empresa, é revertido para atividades de capacitação e educação dos alunos-membros, como eventos e treinamentos. Atualmente, são 28 membros ativos, que atuam de forma voluntária e trabalham em praticamente todos os setores da empresa, como comercial, marketing, desenvolvimento, administração, finanças e parcerias com empresas e instituições.
Essas atividades incluem a gestão de projetos, a comunicação com os clientes, a aplicação de conhecimentos técnicos e a resolução de problemas, bem como a participação em reuniões, a elaboração de relatórios e a apresentação dos resultados de cada trabalho. “Os membros acabam atuando nessas áreas e também na execução dos projetos, pois todas as pessoas que estão dentro da Projet têm a capacidade e a possibilidade de projetar algum projeto no setor que é da sua graduação”, acrescenta o presidente.
Já os professores dos cursos atuam como orientadores e mentores, fornecendo todo o suporte técnico e acadêmico e relacionando as atividades práticas da empresa com o conteúdo ensinado ao longo de cada curso. A atual orientadora da Projet Junior é a professora Marcela Hardman Côrtes, dos cursos de Engenharia da Unit, mas os alunos também são acompanhados por outros professores e coordenadores das Engenharias e da Arquitetura.
A Projet Junior é uma das poucas empresas-júniores constituídas em universidades que estão em funcionamento no estado de Sergipe. Desde 2018, ela é federada à Federação Sergipana de Empresas-Júniores (Serjúnior) e já ganhou seis prêmios relacionados ao cumprimento de metas e marcas de crescimento e desempenho de projetos. A entidade promove localmente e participa, em níveis regional e nacional, de uma série de eventos de formação e integração ligados ao Movimento Empresa Júnior (MEJ). O próximo será o Encontro Nacional das Empresas Juniores, entre os dias 28 e 31 de agosto, em João Pessoa (PB).
Habilidades e oportunidades
Além de estabelecer uma conexão entre a universidade e o mercado de trabalho, a Projet Junior busca formar líderes, profissionais e empreendedores para o mercado de trabalho, através da experiência empreendedora e da vivência empresarial. De acordo com Cleverton, o estudante que passa pela Projet acaba lidando com situações cotidianas, resolução de problemas e oportunidades de crescimento, desenvolvendo habilidades técnicas (hard skills) e socioemocionais (soft skills), aplicando na prática o que aprendem em sala de aula e trabalhando em projetos reais que refletem o ambiente corporativo.
“As pessoas já conseguem ter uma visão projetada do que elas vão alcançar ou aonde elas vão chegar quando acabarem a graduação, porque ela já tem contato com os processos que envolvem a formação da empresa, como faz um gerenciamento de um contrato, como funciona o fluxo de caixa e mapear um planejamento estratégico para se basear nele ao longo do ano”, diz o presidente, afirmando que entre 30 e 40% das pessoas que já participaram da empresa-júnior tiveram mais chances passar em processos seletivos.
O chamado networking, que é a cadeia de relacionamentos e interações profissionais com professores e alunos de outros cursos, além de profissionais que já atuam no mercado, ampliando as possibilidades de execução dos projetos. A gente acaba tendo contato com pessoas que são tanto do nosso curso ou cursos similares, como também com pessoas que estão em cursos diferentes. Então, isso nos dá uma visão multidisciplinar que acaba dando diferencial àquelas pessoas que estão dentro de uma empresa-júnior como a Projet”, pontua Cleverton.
Serviço
Os portfólios completos e outras informações sobre a Projet Junior podem ser encontradas no site https://projetconsultoriajr.