Aracaju (SE), 23 de setembro de 2021
POR: Ibama
Fonte: Ibama
Em: 28/04/2021 às 18h37
Atualizada: 28/04/2021 às 18h40
Pub.: 29 de abril de 2021

No Dia Nacional da Caatinga, Ibama apreende cactos em extinção


Cactos ameaçados de extinção foram apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Sergipe. As remessas estavam sendo transportadas ilegalmente por Correios, a caminho de São Paulo, Bahia e Ceará. A operação aconteceu em colaboração como a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nesta quarta-feira (28), data em que se celebra o Dia Nacional da Caatinga.


No Dia Nacional da Caatinga, Ibama apreende cactos em extinção (Foto: Ibama/SE)

No Dia Nacional da Caatinga, Ibama apreende cactos em extinção (Foto: Ibama/SE)


O gênero Melocactus, nativo do bioma e conhecido popularmente como cacto cabeça de frade, está na Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção. De acordo com a Portaria MMA nº 443/2014, é proibida a coleta, corte, transporte, armazenamento, manejo, beneficiamento e comercialização da espécie.


A carga será encaminhada para a Universidade Federal de Sergipe, para fins de pesquisa. Após a análise de identificação da linhagem, se de fato for uma das dez constantes na lista de espécies ameaçadas, o responsável pelas remessas será autuado.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação