Como o RH pode incentivar a produção dos colaboradores?
Benefícios corporativos que priorizam a qualidade de vida, como o vale-alimentação, impulsionam a produtividade e fortalecem o ambiente de trabalho

Para que uma empresa tenha resultados positivos no final do mês, é preciso muito mais do que talentos individuais. Por trás de um bom desempenho, sempre tem um time bem motivado e capaz de cumprir todas as demandas estabelecidas.
O conjunto de atitudes que tornam os colaboradores produtivos depende, muitas vezes, do incentivo proposto pelo RH. O setor de recursos humanos pode desenvolver ferramentas que atingem tanto colaboradores em geral quanto a equipe de gestão.
Benefícios
Os benefícios costumam ser uma maneira muito eficaz de motivar os funcionários e garantir que todos os colaboradores tenham suas demandas profissionais e pessoais atendidas. Além de oferecer vale-alimentação, a empresa também pode propor parcerias com academias e fazer programas com redes de entretenimento, como cinemas e teatros.
Além disso, discutir com a equipe a possibilidade de trabalhar remotamente, seja de forma híbrida ou totalmente home office, demonstra que o RH está preocupado com o bem-estar de todos.
Comunicação como chave do bom relacionamento
A transparência na forma de se comunicar é um dos pilares para manter o bom relacionamento com a equipe. Aprimorar esse recurso garante que as adversidades sejam comunicadas e resolvidas em equipe.
Além disso, quando o canal de comunicação é bidirecional, os funcionários conseguem propor novas ideias e demonstrar suas inseguranças e seus questionamentos, tornando todo o processo interno mais eficiente.
Possibilidade de aperfeiçoamento e crescimento
Uma empresa que demonstra interesse no crescimento do funcionário tende a garantir que os colaboradores contribuam mais para as demandas. O incentivo a capacitação dos colaboradores pode ser feito de várias maneiras, tanto com parcerias com instituições de ensino e bolsas de estudo quanto contratando profissionais para ministrar cursos dentro da empresa.
Independentemente da escolha, oferecer aprimoramento profissional permite que todos desenvolvam habilidades de acordo com as demandas da empresa. Além disso, pode auxiliar no momento de discutir promoções internas.
Estimulação da criatividade
O processo criativo é uma das capacidades que diferenciam os humanos de máquinas e tecnologias, como as inteligências artificiais. Por isso, motivar esse processo dentro de uma equipe permite que os funcionários encontrem soluções mais rapidamente para problemas complexos.
Para contribuir nesse processo, o RH pode promover ações que estimulem essa capacidade, como leitura, visitas a museus e setores especializados em ações para esse fim.
Avaliações de desempenho regulares
A melhor forma de demonstrar para o funcionário que seu trabalho está sendo reconhecido é promovendo avaliações constantes de desempenho. Atuando como uma forma de proporcionar uma melhora na comunicação, o recurso de manter feedbacks permite também corrigir falhas do dia a dia, moldando o funcionário para integrar uma equipe de alta performance.
Ambiente organizacional
Lidar com um time, principalmente quando ele é composto por muitas pessoas, exige cuidado e atenção. Isso porque cada indivíduo é único, com suas experiências e particularidades.
Para que a empresa não seja impactada com problemas externos ou mesmo aqueles gerados internamente, é preciso manter o ambiente organizacional bem estruturado, respeitando a hierarquia das equipes, mantendo a boa comunicação e oferecendo qualidade no ambiente de trabalho.
A importância de incentivar os funcionários
Tão importante quanto os resultados de uma corporação são os funcionários que tornam esses números possíveis. Dessa forma, manter uma equipe motivada e com vontade de bater as metas diárias é fundamental.
Entendendo essa importância, o RH atua para fornecer recursos que ajudam nessa motivação. Ou seja, além de iniciativas como treinamentos e reconhecimento interno, benefícios relacionados à qualidade de vida também são uma opção. Oferecer um cartão alimentação, por exemplo, contribui não apenas para o bem-estar financeiro dos colaboradores, mas também para a criação de um ambiente mais acolhedor e valorizado.