Aracaju (SE), 27 de janeiro de 2026
POR: NV Comunicação
Fonte: NV Comunicação
Em: 11/02/2025 às 08:41
Pub.: 11 de fevereiro de 2025

Apesar da alta da Selic, mercado imobiliário sergipano deve seguir aquecido

Avaliação é da Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe (ACI/SE)

Anderson Ramos, presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe (ACI/SE) - Foto: Iran Souza

A taxa Selic, taxa básica de juros da economia, chegou a 13,25% em janeiro, impactando diretamente o mercado imobiliário brasileiro. O cenário traz desafios para compradores, investidores e construtoras, mas profissionais do setor apontam que ainda há boas oportunidades para quem deseja adquirir um imóvel.

Em Aracaju, os imóveis tiveram uma valorização de quase 14% no último ano, e a tendência é que os preços continuem subindo. De acordo com Anderson Ramos, presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe (ACI-SE), esse aumento se deve a diversos fatores, incluindo o custo da construção civil e a demanda ainda aquecida.

“A alta da Selic impacta diretamente o financiamento. Com juros mais altos, o crédito fica mais difícil e os bancos tendem a ser mais restritivos na liberação. Isso afeta desde o programa Minha Casa, Minha Vida até empreendimentos de padrão mais elevado”, explica Anderson Ramos.

Apesar do aumento das taxas, o presidente da ACI destaca que ainda é um bom momento para investir em imóveis, pois a valorização continua. "Quem compra hoje, adquire um imóvel por um preço menor do que pagaria em seis meses. Nesse cenário, o  papel do corretor de imóveis se torna ainda mais essencial porque orienta o comprador sobre as melhores condições de financiamento, ajudando a encontrar taxas de juros mais baixas e planos mais acessíveis", afirma.

Importância do corretor

Embora o momento exija planejamento, o setor imobiliário segue sendo uma opção de investimento, principalmente em Sergipe, onde a valorização segue em crescimento. É necessário também comparar taxas de financiamento entre os bancos e avaliar a melhor linha de crédito. Com planejamento e apoio profissional, ainda é possível fazer um bom negócio mesmo em um cenário de juros elevados.

“Muitos compradores acreditam que o financiamento é um processo burocrático e que precisam de um valor alto de entrada, mas um corretor qualificado pode facilitar todo o processo. Muitas vezes conseguimos reduzir a entrada ou até mesmo eliminá-la, dependendo do perfil do cliente e da linha de crédito disponível”, detalha Anderson Ramos.

Para quem deseja comprar um imóvel, a recomendação dos especialistas é buscar orientação de um corretor credenciado. “O ideal é buscar um corretor credenciado ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci/SE) e verificar se ele também tem registro na Associação. No site do Creci, é possível conferir se o profissional está regularizado e buscar referências antes de fechar negócio”, aconselha o presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe.

Sobre a ACI/SE

A Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe (ACI/SE) foi fundada em novembro de 2019 e atua na valorização dos profissionais do estado. Atualmente, a instituição mantém um calendário anual de ações voltado para a categoria e para comunidade em geral.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação