Aracaju (SE), 26 de junho de 2025
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 03/04/2023 às 14:00
Pub.: 03 de abril de 2023

Como a tecnologia vem mudando o comportamento do consumidor

Criar estratégias baseada na coleta de dados comportamentais pode ajudar na criação de rotinas de atendimento para atender as expectativas do consumidor.

As novas tecnologias podem representar praticidade, conveniência, conforto e bem-estar. E percebendo isso, os consumidores passam a confiar no recurso e caminhar para que, em um futuro não tão distante, já não façam distinção entre o suporte digital e o físico-E.

[[JPEG-82160-93843]]Existem diversas influências sociais no comportamento do consumidor e quando a Inteligência Artificial (IA) conhece as necessidades, desejos e dificuldades do consumidor, uma empresa consegue dimensionar seus esforços e adequá-los às demandas do seu cliente, explica o docente nos cursos da área de gestão e negócios, Paulo César Barbosa, existem diversas influências sociais no comportamento do consumidor. 

“Os novos modelos de negócio são amplamente impactados pelas tecnologias e seu uso. O mundo digital hoje é quem direciona essa nova realidade. Os negócios online têm um custo operacional mais baixo, exigem pouca estrutura, costumam ter um custo menor para o cliente, além da comodidade de não precisar sair de casa, enfrentar trânsito, riscos de assalto nas grandes cidades. A internet das coisas, onde a automação é uma realidade, facilita a vida das pessoas em seu cotidiano. Realizar ações por comando de voz, temperatura corporal, leitura facial, são fatores que vieram para facilitar a vida das pessoas e agilizar processos, inclusive dentro das empresas”, aponta. 

Em um levantamento da PwC publicado na Istoé aponta que 7 a cada 10 brasileiros já compram regularmente pela internet. “Em relação ao consumo, é preciso que as empresas ofereçam os infoprodutos, que são aqueles de fácil acesso através da internet, além de facilitar a vida do cliente pela praticidade e conveniência. Na prestação de serviços é imprescindível também criar essas facilidades onde o cliente consiga perceber o menor esforço para adquirir esses serviços. Uso de aplicativos, entregas delivery são alguns exemplos disso”, destaca.

E para se adequar às exigências dos consumidores, as empresas já estão criando ferramentas para mapear e compreender as tendências que podem influenciar em sua tomada de decisão. De acordo com a Gartner, entre 2018 e 2019 muitas empresas já estão implantando recursos de inteligência artificial fazendo com que o índice subisse de 4% a 14%.

Para o especialista, em breve, a tendência é que a inteligência artificial faça cada vez mais parte da rotina do consumidor. “Os desafios passam diretamente pela necessidade de adaptação urgente a essa nova realidade pautada na tecnologia e seu uso, tendo como principal insumo a internet, sempre com foco nas reais necessidades do cliente e do mercado. Muitas vezes o custo de aquisição dessas tecnologias é alto, mas é imprescindível adquiri-las, pois ser competitivo  no século XXI, passa diretamente por isso”, finaliza.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação