Aracaju (SE), 15 de agosto de 2022
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 30/06/2022 às 10h00
Pub.: 30 de junho de 2022

Urgência e Emergência: campo de trabalho com oportunidades para Enfermagem


O trabalho do enfermeiro está presente desde o atendimento aos pacientes nas unidades de saúde até a assistência domiciliar.


Urgência e Emergência: campo de trabalho com oportunidades para Enfermagem - Foto: Asscom Unit

Urgência e Emergência: campo de trabalho com oportunidades para Enfermagem - Foto: Asscom Unit

O serviço de Urgência e Emergência é um dos setores mais importantes em hospitais ou unidades de pronto atendimento. Quem fica à frente do acolhimento e cuidado do paciente são os profissionais da enfermagem. O trabalho do enfermeiro está presente desde o atendimento aos pacientes nas unidades de saúde até a assistência domiciliar. Esse profissional atua desde o atendimento na atenção primária até a assistência de maior complexidade.


A enfermeira, formada pela Universidade Tiradentes (Unit), Irla Karoline Nunes, expõe como é a formação inicial do enfermeiro. “A grade curricular da graduação prepara o estudante para trabalhar nas mais diversas áreas de atuação da profissão. Dessa maneira, amplia as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. A todo momento novos protocolos de atendimento surgem e devemos buscar sempre nos manter atualizados para oferecer uma assistência segura e de qualidade aos nossos pacientes”.


A enfermeira lembra que os profissionais devem buscar atualizar-se sempre. “Existem desde cursos de pós-graduação lato sensu em urgência e emergência até cursos de treinamento específico na área como, por exemplo, o de Suporte Básico de Vida (BLS), Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma (PHTLS) e Atendimento ao Trauma para Enfermeiros (ATCN) que são treinamentos avançados com direcionamento para o paciente grave. O que não podemos perder de vista quanto mais qualificado melhor será o atendimento disponibilizado para o paciente”, destaca.


Quem escolhe atuar no setor de urgência e emergência tem um vasto campo de atuação. “Nós somos membros de uma equipe essencial na prestação do cuidado ao paciente grave desde o ambiente pré-hospitalar até o intra-hospitalar e na continuidade da assistência do paciente em terapia intensiva. De forma geral podemos dizer que atuamos na assistência direta ao paciente crítico, no planejamento, na organização, na coordenação, na execução e na avaliação do serviço prestado, na supervisão da equipe de enfermagem. Atuamos junto à equipe multidisciplinar”, afirma.


“Na urgência e na emergência é preciso um atendimento rápido, no entanto, proporcional a sua gravidade, sendo as situações de emergência mais graves que as de urgência. O profissional enfermeiro precisa estar apto a reconhecer e classificar de forma correta essas duas situações para que os pacientes tenham um atendimento rápido e seguro”, completa a supervisora de enfermagem do Hospital Primavera.


A Enfermagem teve destaque durante a pandemia com profissionais trabalhando dia e noite para manter a saúde de todos os pacientes. “Costumo dizer que sem enfermagem não há saúde. Com a pandemia da COVID-19 a sociedade pôde acompanhar o que já fazemos desde sempre, puderam ver profissionais abnegados que estão diuturnamente ao lado dos pacientes prestando o cuidado que é a nossa principal ferramenta de trabalho. O papel da enfermagem é de suma importância para a garantia de um atendimento integral, humano, baseado na ciência e voltado para atender e acolher as necessidades de sociedade”, finaliza.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação