Aracaju (SE), 01 de julho de 2022
POR: Shirley Vidal
Fonte: Assessoria de Comunicação
Em: 11/05/2022 às 16h43
Pub.: 11 de maio de 2022

Cencosud adquire 67% do The Fresh Market e entra no mercado dos EUA


Cencosud investirá US$ 676 milhões por uma participação de 67%.


The Fresh Market - Foto: Assessoria de Comunicação

The Fresh Market - Foto: Assessoria de Comunicação


A Cencosud, rede varejista que atua em Sergipe com as marcas GBarbosa e Mercantil Atacado, após anunciar no último dia 6 de maio a compra de 100% da rede de atacarejo, Giga, de São Paulo, anuncia que firmou um acordo definitivo com Apollo Global Management, Inc. para adquirir 67% de participação do The Fresh Market Holdings, Inc., uma empresa de produtos especializados premium do setor de varejo alimentar dos Estados Unidos. Os atuais acionistas, incluindo Apollo, a família Berry e a administração da Companhia, manterão uma participação minoritária no The Fresh Market.  


The Fresh Market é uma rede de supermercados fundada em 1982, com sede em Greensboro, Carolina do Norte. A Companhia tem 160 lojas (100% arrendadas) em 22 estados, com uma área de vendas média de aproximadamente 1.950 m².


The Fresh Market sempre se comprometeu com seus valores originais, que são proporcionar aos clientes alimentos inspiradores e frescos para que sua alimentação diária seja extraordinária. A companhia é o lugar ideal para quem busca produtos únicos e de excelente qualidade, feitos à mão, pratos preparados como em um restaurante, assados de primeira qualidade, flores frescas, carnes cortadas na hora, além de itens cuidadosamente selecionados para festividades e ocasiões especiais.


Com esta transação, a Cencosud amplia sua diversificação geográfica com aproximadamente 12% da receita proforma advinda dos Estados Unidos, um mercado tradicionalmente defensivo com uma moeda estável. Esta parceria também proporciona à Cencosud acesso ao mercado estadunidense, onde existe uma profundidade muito maior no mercado de capitais. Além disso, a Cencosud poderá aproveitar as melhores práticas de The Fresh Market em seus negócios latinoamericanos ajudando a impulsionar uma maior rentabilidade e eficiência. O Conselho de Administração do The Fresh Market (no qual Cencosud terá representação majoritária), e sua atual equipe de gestão contam com uma vasta experiência na indústria varejista norte-americana. Esta gestão continuará liderando o negócio, e os acionistas existentes continuarão tendo uma participação na Companhia, contribuindo assim para manter o êxito do The Fresh Market e sua forte governança corporativa.


The Fresh Market reportou receita de US$ 1,933 bilhão em 2021, com um EBITDA ajustado de US$ 196 milhões e uma margem EBITDA de 10,2%. O faturamento é composto por aproximadamente 70% de perecíveis (em comparação aos 35% dos supermercados tradicionais), com uma proposta centrada em produtos frescos que ajudam a impulsionar um sólido desempenho de margem EBITDA, e cerca de 15% de pratos prontos, elemento chave para o crescimento e rentabilidade.


Detalhes da transação
A Cencosud concordou em investir US$ 676 milhões na compra da participação do The Fresh Market por meio da combinação de uso de capital primário e secundário. Como resultado da transação, a Cencosud adquiriu uma participação de 67% do The Fresh Market, e os acionistas atuais terão os 33% restantes. Nesse sentido, o valor de US$ 265 milhões irá para caixa do The Fresh Market, reduzindo a alavancagem líquida da Companhia para 2.7x EBITDA.


Cencosud financiará o investimento principalmente com seu fluxo de caixa. Após a conclusão da transação, a alavancagem bruta de Cencosud será de aproximadamente 3.1x e a dívida de The Fresh Market será refinanciada para melhorar sua estrutura de capital a partir de uma perspectiva de extensão de vencimentos e taxa de juros.


Heike Paulmann, Presidente do Conselho de Cencosud, afirmou: "É um grande passo para Cencosud ingressar nos Estados Unidos, alinhado à nossa estratégia de diversificação. Estou segura de que será uma grande experiência e muito rentável para ambas as empresas."


Matías Videla, CEO da Cencosud, destacou: "The Fresh Market é um dos melhores supermercados dos Estados Unidos, amplamente reconhecido por especialistas do mercado e pelos consumidores, dada sua cultura centrada no cliente, excelência em produtos frescos e experiência de compra memorável em suas lojas. Esta proposta de valor única é o resultado de uma estratégia executada com sucesso e com o compromisso de uma equipe de executivos experientes liderados por Jason e Andy.  Estamos muito felizes em realizar nosso primeiro investimento no mercado norte-americano por meio de uma parceria com uma empresa de prestígio como a Apollo Global Management, com ampla experiência no mercado varejista. Nosso time está bastante entusiasmado em trabalharmos juntos para acelerar o crescimento e o valor da empresa."


O parceiro Apollo, Andrew Jhawar, comentou: "The Fresh Market teve o maior crescimento de vendas nos últimos dois anos em relação aos seus pares, e estamos muito animados para entrar em uma próxima fase junto com a Cencosud, um dos melhores varejistas da América do Sul.  Olhando para o futuro, a Companhia tem uma grande oportunidade de crescimento orgânico que pode ser acelerada com o investimento da Cencosud, e esperamos trabalhar diretamente com Heike, Matías e a equipe da Cencosud para ajudar a impulsionar a criação contínua de valor do The Fresh Market".


Jason Potter, Diretor Presidente do The Fresh Market, acrescentou: "Cencosud demonstrou que é um varejista de classe mundial com margens excepcionais, e esperamos compartilhar as melhores práticas em todos os nossos negócios. The Fresh Market teve um forte impulso financeiro nos últimos anos, e esta parceria com a Cencosud permitirá à empresa capturar uma maior participação de mercado à medida que expandimos nossa presença no mercado principal tanto do sudeste dos Estados Unidos como em outras regiões. Toda nossa equipe espera ansiosamente pela parceria com a família Paulmann, Matías e o time Cencosud".


Sobre Cencosud
Cencosud é um dos maiores e mais prestigiados conglomerados varejistas multimarcas da América Latina, com operações na Argentina, Brasil, Chile, Peru e Colômbia. O grupo opera um portfólio diversificado de segmentos de varejo que inclui 915 supermercados, 108 lojas de melhoramentos do lar e construção, 49 lojas de departamento e 67 centros comerciais. Cencosud foi fundada em 1976 com o primeiro supermercado Jumbo no Chile e hoje emprega mais de 115.000 colaboradores. Desde 2004, o grupo está listado na Bolsa de Valores de Santiago (SNSE:CENCOSUD).


Sobre Apollo
Apollo é um gestor global de ativos alternativos de alto crescimento. Em nosso negócio de gestão de ativos, buscamos proporcionar a nossos clientes um rendimento extra em cada ponto ao longo da curva de risco-retorno, do grau de investimento ao capital privado, com foco em três estratégias de investimento: rendimento, híbrido e capital. Em mais de décadas, nossa experiência em investimentos, através de nossa plataforma totalmente integrada, tem atendido às necessidades de retorno financeiro de nossos clientes e proporcionado às empresas soluções de capital inovadoras para o crescimento. Por meio de Athene, nosso negócio de serviços de aposentadoria, nos especializamos em ajudar os clientes a alcançarem a segurança financeira ao proporcionar um conjunto de produtos de poupança de aposentadoria e atuar como provedores de soluções para instituições. Nossa abordagem paciente, criativa e com conhecimento do investimento está alinhada aos nossos clientes, às empresas que investimos, nossos empregados e às comunidades onde atuamos, para ampliar as oportunidades e conquistar resultados positivos. Em 31 de março de 2022, Apollo tinha aproximadamente US$ 513 bilhões em ativos sob gestão. Para mais informações, visite www.apollo.com.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação