Representante da ONIP visita estande da Rede Petro Sergipe
Técnico ficou interessado nos produtos e serviços tecnológicos disponibilizados pelos empreendimentos do Estado.
Representante da ONIP visita estande da Rede Petro Sergipe (Imagem: Assessoria Sebrae/SE)
Os empresários ligados à Rede PetroGás Sergipe presentes na Rio Oil & Gas 2016, realizada de 24 a 27 de outubro no RioCentro – Rio de Janeiro, receberam uma visita interessante do representante da Organização Nacional da Indústria do Petróleo – ONIP, Jorge Bruno. O objetivo foi identificar o desenvolvimento de tecnologias onshore e offshore, que possam ser aplicáveis ao segmento energético.
Para Jorge Bruno, gerente de tecnologia naval e offshore da ONIP, a visita foi muito proveitosa. “Foi um presente, pois já conhecia alguns profissionais sergipanos, como o Ivaldo Mesquita da Wellcon, e fiquei surpreso com as tecnologias apresentadas, muito inovadoras, desenvolvidas no Brasil, já com atuação internacional e perspectiva de avançar para o exterior. Isso é muito gratificante”, diz.
Jorge Bruno destacou o trabalho da Wellcon, com suas tecnologias e a novidade do simulador de perfuração direcional, como também chamou muita atenção do Gerente a Engepet, com o bombeio pneumático e a injeção cíclica de vapor. Existe uma perspectiva para 2017 da ONIP visitar Sergipe e conhecer em loco a Rede PetroGás e as empresas que fazem parte da cadeia produtiva, com a possibilidade de propor desafios para o desenvolvimento de novas tecnologias e facilidades para implementação.
O empresário Ivaldo Mesquita Ferreira ficou satisfeito com a visita. “O sucesso da Wellcon é fruto de muito trabalho e dedicação. Podemos destacar o trabalho de integração no simulador de poços direcionais (inclinados) e horizontais. Antes o simulador tinha limitações quanto a fase de ganho de ângulo (build up). Hoje desenvolvemos uma tecnologia aplicável a realidade das operações em campo, retratando o que acontece no poço”, explica.
O resultado do encontro agradou José Leite, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do SEBRAE Sergipe. “A reunião com representantes da ONIP, SEBRAE Nacional e Rede Petro representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento de parcerias futuras. O foco é a conquista de novos mercados para micro e pequenas empresas sergipanas ligadas aos segmentos de petróleo e gás”, finaliza José Leite.
ONIP
Criada em 31 de maio de 1999, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo é uma organização não-governamental, de direito privado e sem fins lucrativos, que reúne todos os segmentos que atuam no setor de óleo e gás. Sua estrutura organizacional foi concebida para que o desempenho de suas funções se processe de forma colegiada e participativa.
A ONIP atua como fórum de articulação e cooperação entre as companhias de exploração, produção, refino, processamento, transporte e distribuição de petróleo e derivados, empresas fornecedoras de bens e serviços do setor petrolífero, organismos governamentais e agências de fomento. A Organização tem como foco Contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade da indústria nacional, para a maximização do conteúdo local e para a geração de emprego e renda no setor de petróleo e gás.