Aracaju (SE), 20 de outubro de 2025
POR: Wellington Amarante
Fonte: Assessoria Sebrae/SE
Pub.: 09 de maio de 2016

Semana do MEI promoveu quase 1,5 mil atendimentos

Mais de 600 pessoas foram capacitadas e outras 90 se formalizaram.

Semana do MEI promoveu quase 1,5 mil atendimentos (Foto: Assessoria Sebrae/SE)

Semana do MEI promoveu quase 1,5 mil atendimentos (Foto: Assessoria Sebrae/SE)


Quase 1,5 mil atendimentos realizados e mais de 600 pessoas capacitadas. Esse é o saldo da 8 edição da Semana do Microempreendedor Individual, que terminou no último sábado, dia 7. O evento foi promovido pelo Sebrae na capital e em 17 municípios do interior, disponibilizando gratuitamente cursos, palestras e oficinas a quem já buscava abrir um negócio ou desejava sair da informalidade.

Durante seis dias foram oferecidas mais de 150 horas de capacitação sobre empreendedorismo, finanças, planejamento, compras e diversos outros temas que fazem parte da rotina dos empreendedores.

Além da oportunidade de buscar novos conhecimentos, o público também contou com um amplo serviço de orientação empresarial, com a participação de representantes de instituições financeiras e órgãos estaduais e federais.

Outro serviço oferecido foi a instrução do MEI quanto às suas obrigações legais. Eles receberam informações sobre a necessidade de entrega da declaração de faturamento anual, cujo prazo termina no próximo dia 31 de maio, e a importância do pagamento em dia dos boletos DAS, sendo alertados sobre os riscos de perderem os benefícios previstos em lei e ficarem em dívida com o Fisco.

“Ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos. Ultrapassamos em mais de 30% a meta de atendimentos e em quase 20% a de capacitações. Esses dados mostram que os sergipanos estão buscando cada vez mais as informações necessárias para gerenciar seus negócios. Isso é fundamental para garantir a sua sustentabilidade”, explica o superintendente do Sebrae em Sergipe, Emanoel Sobral.

Formalizações

Outro número a ser comemorado é o número de pessoas que se formalizaram e assim deixaram de fazer parte da economia informal. Mais de 90 sergipanos realizaram o cadastro como Microempreendedor Individual, garantindo a partir de agora o direito de ter um CNPJ e conquistando benefícios previdenciários.

Mas quem não conseguiu participar das atividades da Semana não deve ficar preocupado. Isso porque as capacitações e os atendimentos continuarão a ser oferecidos na sede do Sebrae e nos seus escritórios regionais localizados em Lagarto, Estância, Itabaiana, Propriá e Nossa Senhora da Glória.

A programação de cursos está disponível no site

O Microempreendedor Individual

O MEI é uma categoria jurídica direcionada as pessoas que trabalham por conta própria, faturam até R$ 60 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria.
Mediante o pagamento de uma taxa mensal de no máximo R$ 50 o trabalhador passa a contar com auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria após 15 anos de serviço e pensão por morte. Outros benefícios importantes são poder vender para o governo, ter acesso facilitado aos serviços bancários e linhas de crédito. Em Sergipe, segundo dados da Receita Federal, há mais de 38 mil pessoas enquadradas como MEI.


Notícias Indicadas

Jovem desaparece nas águas da Praia do Jatobá, na Barra dos Coqueiros

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Vídeo vazado, término de noivado e sogro na mira da polícia: veja cronologia do caso do padre flagrado com mulher de fiel

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação