Fecomércio-SE aproxima ações do MPT para ampliar qualificação e oportunidades de trabalho em Sergipe
A Fecomércio-Sergipe reforçou, nesta quarta-feira (1º), sua agenda de cooperação institucional ao apresentar ao Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) um conjunto de iniciativas voltadas à formação profissional, à inclusão produtiva e ao fortalecimento do ambiente de trabalho no estado. O presidente Marcos Andrade esteve acompanhado do diretor regional do Senac/SE, Nilson Lima, e do chefe de comunicação e inteligência, Márcio Rocha, em reunião com o procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas.
A pauta incluiu a possibilidade de integrar projetos do Sistema Fecomércio–Sesc–Senac ao Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas (FERDT-SE), ampliando o alcance de programas de qualificação e empregabilidade por meio de parcerias institucionais.
Para o presidente Marcos Andrade, a aproximação com o MPT é estratégica para acelerar resultados sociais. “O nosso compromisso é transformar a capacidade formativa do Sesc e do Senac em mais gente qualificada, empregada e com renda. Ao somar esforços com o MPT, conseguimos direcionar projetos para onde o impacto social é maior e mais rápido, beneficiando trabalhadores, empresas e toda a economia sergipana.”
Do lado do MPT-SE, o procurador-chefe Márcio Amazonas explicou o rito de encaminhamento de projetos ao FERDT e destacou a convergência de objetivos entre as instituições. “Foi uma visita importante, que mostrou como possuímos objetivos próximos, o que pode fazer com que a Fecomércio seja uma grande parceira do MPT nos próximos anos”, afirmou.
A Fecomércio-SE reafirmou que seguirá à disposição para desenhar, junto ao MPT, trilhas formativas e soluções que ampliem aprendizagem, qualificação e geração de empregos em Sergipe, com transparência, governança e resultados mensuráveis.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 Sindicatos Patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.