"Acordei assustada sentindo o chão tremer", afirmou sergipana que vivenciou o terremoto em Lisboa

Carla Passos, jornalista sergipana - Foto: Arquivo pessoal
Um terremoto de magnitude 5,3 graus na escala de Richter foi registrado em Portugal na madrugada desta segunda-feira (26), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). “Foi um susto, acordei com a chão tremendo e na verdade nem sabia direito o que estava acontecendo. Foi a primeira vez que tive essa experiência, visto que no Brasil não temos nada parecido. O terremoto demorou alguns segundos e fez também muito barulho, levou um tempo para eu tentar entender o que se passava”, afirmou a jornalista sergipana Carla Passos, que mora em Lisboa.
O tremor foi fortemente sentido na capital portuguesa. O governo disse que não havia registrado um tremor tão forte desde um terremoto que atingiu o país em 1969, mas que “não há registro de danos pessoais ou materiais até ao momento”, e pediu à população que mantenha calma. “Apelamos à população para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”, diz a nota.
O Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora tremores pelo mundo em tempo real, registrou uma magnitude de 5,4. Já o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) disse que o terremoto teve magnitude 5,3
Ainda de acordo com o USGS, o terremoto ocorreu em uma profundidade de 17,5 quilômetros da superfície, que é considerada baixa e aumenta a intensidade do tremor.
Cidade destruída
Lisboa já foi atingida por um dos piores terremotos do mundo, no século XVIII. Carla Passos afirmou se deu conta de que poderia ser um terremoto porque recentemente havia ido ao Museu do Terremoto, no bairro Belém, que tem exposições sobre a destruição de Lisboa na ocasião e também explicações sobre outros sismos que acontecerão.
Em 1755, o sismo foi seguido de um tsunami de 20 metros de altura e ainda um grande incêndio. Era a quarta mais importante da Europa, atrás de Londres, Paris e Nápoles. A capital de um império colonial mundial, com territórios na África, Ásia e América Latina, como o Brasil. Por influência de suas colônias, a arquitetura de Lisboa era eclética, bastante inspirada na arquitetura islâmica e do Oriente. Na ocasião, a cidade teve de ser toda reconstruída. Os estudiosos dizem que outro terremoto daquela magnitude virá.