FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 04 de novembro de 2025
POR: Emerson Esteves
Fonte: F5 News
Em: 11/04/2023 às 10:00
Pub.: 11 de abril de 2023

Sergipe x Botafogo: Ernan Sena, clube e jogadores são punidos; saiba mais

O julgamento do STJD sobre os atos ao fim da partida aconteceu nessa segunda (10).

Ernan Sena sai sangrando de campo após atacar árbitro e ser atingido pela bandeirinha - Foto: Reprodução

Ernan Sena sai sangrando de campo após atacar árbitro e ser atingido pela bandeirinha - Foto: Reprodução

Na tarde dessa segunda-feira (10), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou o caso referente aos episódios de violência após a partida entre Sergipe e Botafogo pela primeira fase da Copa do Brasil. 

O presidente do Sergipe, Ernan Sena, que havia sido suspenso provisoriamente, pegou um gancho de 240 dias de suspensão e multa de 5 mil reais. Ele foi denunciado com base nos artigos 258-B (invasão de campo), 254-A (agressão física), 243-C (ameaça) e 243-F (ofensa) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A decisão ainda cabe recurso e a pena provisória pode ser descontada ao fim do julgamento.

O Sergipe foi multado em R$ 20 mil e dois jogos com portões fechados. Também reús no processo, os atletas Dida (conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva), Miguel (ato hostil) e Silvio (ato hostil), todos do Sergipe, foram suspensos por três jogos. 

“CBF, você é uma vergonha. O que o árbitro fez foi uma safadeza. Ele falou para mim: ‘Levanta, senão eu vou dar mais 1 minuto’. Eu levantei e ele deu mais 1. O que o árbitro fez hoje foi uma safadeza e ele sabe, por isso apanhou.”, afirmou o goleiro Dida em entrevista ao canal SporTV após o jogo. 

Levy Anthony, fisiologista do Gipão, foi punido com 240 dias de suspensão. Ele foi autoado por invasão de campo e agressão. 

O bandeirinha da partida, Henrique Neu, foi absolvido da denúncia de agressão física após ter atingido Ernan Sena com a bandeirinha. 

Relembre o caso
No dia 2 de março, na Arena Batistão, em duelo válido pela primeira fase da Copa do Brasil, após o apito final de Braulio da Silva Machado, as câmeras da transmissão da partida flagraram o presidente do Sergipe, Ernan Sena, partindo para cima da equipe arbitragem. O presidente do Sergipe tentou socar o árbitro da partida e avançou para cima do bandeirinha do jogo, quando foi atingido pelo mastro da bandeira e saiu de campo sangrando. 

Torcedores que estavam nas arquibancas também invadiram o gramado e precisaram ser contidos pela Polícia Militar (PM). A súmula da partida registrou as agressões físicas e verbais do gestor do clube a equipe de arbitragem.

Braulio detalha que o presidente do Sergipe "desferiu vários socos em minha direção com uso de força e muita agressividade, sendo que o primeiros socos atingiram o lado esquerdo do meu rosto e os demais meu braço e costas". 

A confusão se iniciou após membros da comissão técnica e torcedores interpretarem a arbitragem de Braulio como parcial e favorável à equipe do Botafogo. O Sergipe vencia o clube carioca até os acréscimos da partida, quando sofreu o empate após uma sequência de três escanteios e foi desclassificado da Copa do Brasil. 

No dia seguinte à partida, dia 3 de março, a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitou a suspensão preventiva do presidente do Sergipe por 90 dias.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação