Aracaju (SE), 01 de julho de 2022
POR: Shirley Vidal
Fonte: Assessoria de Comunicação Unit
Em: 04/03/2022 às 12h43
Pub.: 04 de março de 2022

Seletiva nacional de atletismo da Gymnasiade 2022 acontece na Unit


Complexo esportivo da universidade receberá estudantes entre 16 e 18 anos nas seletivas nacionais.


Seletiva nacional de atletismo da Gymnasiade 2022 acontece na Unit (Foto: Assessoria de Comunicação Unit)

Seletiva nacional de atletismo da Gymnasiade 2022 acontece na Unit (Foto: Assessoria de Comunicação Unit)


No mês de março, Aracaju sediará a seletiva nacional para a Gymnasiade 2022, o maior evento esportivo escolar do mundo. Para as competições de atletismo, a Universidade Tiradentes (Unit) abrirá o seu complexo esportivo, no campus Farolândia, para milhares de estudantes de 16 a 18 anos, nos dias 8 e 9.


“Temos a previsão de 600 alunos de todos os estados Brasileiros. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar [CBDE] e servirá como seletiva para formar a seleção Brasileira Escolar que irá representar o Brasil no mundial escolar que acontecerá em maio na França”, explica o coordenador de esportes da Unit, Walter Thiessen.


Segundo ele, sediar competições esportivas de grande porte confere destaque a Sergipe, diante de outros estados. “Além disso, oferece aos atletas as condições ideais para suas performances e possibilita que atletas de todos os estados conheçam nosso campus e suas instalações”, disse.


Gymnasiade
A Gymnasiade é um evento poliesportivo mundial que acontece a cada dois anos. Organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) desde 1974, ela é considerada a olimpíada escolar. Como país participante, o Brasil conta com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para organizar a formação da delegação nacional que competirá, por meio de seletivas.


Neste ano, quatro cidades brasileiras receberão as seletivas: Rio Branco, Macapá, Maricá e Aracaju. Na capital sergipana, estarão concentradas o maior número de modalidades, Atletismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Tênis de Mesa, Judô, Washu, Xadrez e Natação.


Complexo Esportivo
Com condições necessárias para sediar grandes competições, o complexo esportivo da Unit possui estrutura com pista de atletismo com certificação internacional e parque aquático de primeiro mundo, com piscina olímpica e semi-olímpica.


Construída em 1999, a pista de atletismo passou por revitalização e reinauguração em 2018, quando recebeu a certificação de padrão internacional, tornando-se uma referência em competições estaduais, regionais e nacionais. Uma nova reforma foi feita em 2020 para trocar o piso da pista e recuperar pontos de desgaste no material.


Por isso, o local já foi escolhido para diversos eventos, entre eles, a aclimatação de atletas para as olimpíadas Rio 2016, Jogos Universitários Brasileiros, sul-americano escolar e o Circuito Brasil Loterias Caixa, um dos maiores eventos paralímpicos do País.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação