Aracaju (SE), 13 de novembro de 2025
POR: Tharciana Miranda
Fonte: Conversion
Em: 13/11/2025 às 10:24
Pub.: 13 de novembro de 2025

Entre dietas e remédios: como equilibrar saúde e estética em tempos de viralização de métodos de emagrecimento

As redes sociais passaram a trabalhar em formas variadas de emagrecimento 

Pessoa se pesa em balança digital, em ambiente doméstico. Monitoramento do peso corporal é uma das práticas comuns no acompanhamento da saúde e bem-estar - Foto: Pexels

Nos últimos anos, a busca por um corpo ideal e saudável passou a ser um assunto muito comentado nas redes sociais. Nesses ambientes, a pressão estética e uma pressão por um estilo de vida totalmente saudável cresce. Em plataformas de redes sociais como Tiktok e Instagram, por exemplo, mostraram que até mesmo medicamentos, antes direcionados para outros pontos, poderiam ser utilizados para emagrecer.

Mesmo que exista uma eficiência quando se fala de emagrecimento, é preciso que esses tratamentos sejam acompanhados por médicos especializados, como endocrinologistas, por exemplo. Com a exposição digital, o uso indiscriminado por acarretar uma série de sintomas e efeitos colaterais, como náuseas e enjoos e até mesmo quadros de hipovitaminose e anemia.

O poder da viralização e os riscos da automedicação

Tudo que cai na rede e vira trend, viraliza. Muitas formas, essas viralizações não são acompanhadas de todas as informações necessárias e, muitas vezes, podem chegar com algumas fake news em volta também.

De acordo com o CEJAM, a popularização das canetas emagrecedoras e a popularização em massa acendeu algumas preocupações entre os profissionais da saúde, que estão se mobilizando para explicar as questões e como o uso pode ser feito de forma saudável.

Além dos danos que essa falta de atenção pode causar à saúde, alguns efeitos psicológicos podem ser gerados juntos, como uma dependência ou um “não saber quando parar”, muito por uma dismorfia corporal. O ideal é que seja um trabalho em conjunto: nutricionista, exames em dias, endocrinologistas, rotinas de treino.

Entre os riscos, doenças nutricionais e problemas irreversíveis, como os gastrointestinais, podem surgir junto também.

A linha tênue entre saúde, estética e pressão social

Existe uma linha tênue entre o que é saudável, o que mexe esteticamente e o que é puramente pressão social. A busca por um corpo magro, e muitas vezes um padrão surreal, é algo antigo. Hoje, intensificado com as redes sociais, é algo que existe há mais anos do que se imagina.

A exposição de fotos de “antes e depois”, padrões e discursos que muitas vezes não tratam assuntos sérios, como dietas e medicamentos, da forma que tem que ser, corrobora para que o discurso de disciplina estética passe a alimentar questões muito mais sérias, como ansiedade e até mesmo transtornos de imagem e alimentares.

Em estudos citados pela UFF, a febre do uso de medicamentos reforça a busca por um corpo ideal. Segundo especialistas, o problema é justamente a falta de uma rotina de acompanhamento e de uma forma saudável de lidar com essas situações.

“Wegovy preço”: quando o custo ultrapassa o financeiro

Nesse contexto, buscas como “wegovy preço” e similares crescem cada vez mais. Isso mostra justamente como essa tendência está se alastrando de forma rápida. Mas o custo real vai além do que é imposto nos sites e nas próprias farmácias.

Endocrinologistas alertam que o uso correto desses remédios deve fazer parte de um plano médico estruturado, com avaliação do histórico clínico, exames, suplementação de vitaminas e um acompanhamento contínuo.

Equilíbrio e informação surgem como o melhor caminho

A busca por um emagrecimento saudável e uma vida que acompanhe não precisa ser guiada por tendências digitais, mas sim por um acompanhamento profissional. A medicalização estética pede, e muita, responsabilidade. 

A educação em saúde, aliada à informação confiável, ajuda a controlar e ter uma noção dos riscos que acompanham essa viralização de dietas e remédios sem restrições. É necessário um equilíbrio. Como o próprio dito popular diz, “equilíbrio é tudo nessa vida”. E quando se fala desses assuntos, não é diferente.

É preciso de um equilíbrio entre mente, bem-estar, saúde, alimentação saudável e tratar isso como uma fórmula para uma vida saudável e mais longa ainda. Não por likes ou tendência, mas sempre por saúde.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação