Prefeitura de Lagarto entrega 58 kimonos aos alunos do CIE e fortalece cidadania por meio do esporte
Os meninos e meninas que praticam judô e jiu-jítsu no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Lagarto ganharam um motivo especial para sorrir nesta sexta-feira, 9. Eles receberam do prefeito Sérgio Reis os 58 kimonos que foram adquiridos por meio de uma parceria entre a gestão municipal e a iniciativa privada, servindo como um estímulo para a prática esportiva. Durante a entrega, o gestor destacou a relevância do ato, que representa, segundo ele, um símbolo “de pertencimento, disciplina e transformação social”.
“Trazer cidadania e educação para as nossas crianças é o nosso compromisso. Por isso, hoje realizamos essa ação tão significativa para os alunos que frequentam as aulas de judô e jiu-jítsu no CIE. Agora, esses meninos e meninas terão seus uniformes próprios, e isso tem grande representatividade para eles. É mais do que uma peça de roupa: é proteção, força, foco, disciplina e, acima de tudo, inclusão. Muitas vidas são salvas por meio do esporte, e o que estamos promovendo com essa ação são oportunidades reais para que as crianças cresçam com cidadania e independência”, afirmou o prefeito.
A entrega dos kimonos é resultado de uma parceria público-privada, com a participação de empresas que abraçaram o projeto, possibilitando o fornecimento da vestimenta. “Estamos iniciando uma ação que une esporte e educação como ferramentas de transformação social. A maioria dos participantes são estudantes da nossa rede municipal de ensino, que agora têm acesso à iniciação esportiva com estrutura adequada. Entregar os kimonos hoje representa mais do que distribuir uniformes, é garantir dignidade, pertencimento e incentivo para que essas crianças sigam no caminho digno”, frisou a secretária de Educação, Taysa Mércia.
Celebração
Responsável pelas turmas de judô e jiu-jítsu do CIE, o professor Carlos Henrique Santos celebrou a conquista e agradeceu aos parceiros. “Hoje apresentamos um marco muito importante. Kimono é identidade, é respeito, é confiança. E nós conseguimos isso por meio de várias parcerias que acreditaram nesse grande projeto que transforma a vida dessas crianças aqui no Centro”, pontuou.
O momento também foi comemorado pelos alunos. Caio Henrique Bispo dos Santos treina jiu-jítsu há dois anos e destacou a importância do uniforme. “É muito bom saber que a gente pode contar com a Prefeitura. Nós, que somos atletas de alto rendimento, usamos muito o kimono, suja bastante, precisamos de vários para continuar treinando. Receber um novo fará toda a diferença”, disse.
Da mesma forma, Raiane Victória da Silva, que treina há poucos meses, recebeu seu primeiro kimono com entusiasmo. “Estou muito feliz. Antes eu usava um kimono emprestado. Agora tenho um só meu. Vou cuidar com todo carinho”, celebrou, emocionada.