FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 04 de novembro de 2025
POR: Governo de Sergipe
Fonte: Governo de Sergipe
Em: 24/04/2023
Pub.: 25 de abril de 2023

Paratletas sergipanos trazem 21 medalhas do Campeonato Brasileiro Sub17 e Sub20 de Paratletismo

A equipe sergipana foi composta de nove atletas.

Paratletas sergipanos trazem 21 medalhas do Campeonato Brasileiro Sub17 e Sub20 de Paratletismo - Foto: Divulgação | Unidade escolar

Paratletas sergipanos trazem 21 medalhas do Campeonato Brasileiro Sub17 e Sub20 de Paratletismo - Foto: Divulgação | Unidade escolar

O Estado de Sergipe foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro Sub17 e Sub20 de Paratletismo, ocorrido no período de 18 a 22 de abril, em São Paulo. A equipe sergipana, composta de nove paratletas alunos da rede estadual de ensino, trouxe na bagagem 21 medalhas, dentre as quais: oito ouros, onze pratas e duas bronzes. Sergipe também ficou com o troféu geral de 2° lugar no Feminino Sub20.

Participaram da competição os alunos Anna Clara do Nascimento Santos, C.E. Irmã Clemência de Capela, no peso, dardo e disco; Eronildes Santana (Def. MMSS) - C.E. Senador Leite Neto - 800m, 1.500m e dardo; Graziele Aparecida Freire dos Santos (Def Intelectual) - C.E. Valnir Chagas - 400m, 800m e 1.500m; Kelianny dos Santos (Def Visual Total) - C.E. Senador Leite Neto - 100m, 400m e 1.500m; Luciele Carolaine Brito Santos (Def Intelectual) - Centro de Excelência Vitória de Santa Maria - arremesso de peso; Pablo Gabriel Atanázio de Vasconcelos (Cadeirante) - C.E. Senador Leite Neto - 100m, 200m e 400m; Raquel Vitória dos Santos Silva (Cadeirante) - C.E. Irmã Clemência, de Capela - 100m, 200m e 400m; Tarcísio Alves Nunes Barboza (Cadeirante) - C.E. Glorita Portugal - 100m, 200m e 400m; Yasmin Santos Moura (Cadeirante) - C.E. Senador Leite Neto  - 100m, dardo e peso.

O paratleta Tarcísio Alves percorreu os 100m, 200m e 400m com cadeira de rodas e levou a melhor, trazendo para Sergipe três ouros. Kelianny dos Santos, que é deficiente visual total, subiu na melhor posição do pódio duas vezes com o ouro nos 100m, 400m e prata nos 1500m. Pablo Atanázio de Vasconcelos, também cadeirante, repetiu o feito e ficou com o ouro nos 100m. A veterana Yasmin Moura, também cadeirante, foi ouro nos 100m e duas pratas no arremesso de peso e dardo.

A aluna Raquel Vitória dos Santos Silva foi bronze nos 100m e prata nos 200m e 400m. Anna Clara trouxe três pratas no arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco; Eronildes Santana (Def. MMSS), bronze nos 800m, prata nos 1.500m e ouro no lançamento do dardo, e Graziele Aparecida Freire dos Santos, 5° lugar nos 800m, 6° nos 400m e prata nos 1.500m.

A delegação de Atletismo foi comandada pelo professor Antônio Ferreira Júnior, conhecido como Ferreirinha. De acordo com ele, o resultado é fruto de um trabalho de longo prazo que vem sendo realizado com determinação, respeito às diferenças e potencializando a eficiência de cada atleta.

Esse trabalho também corresponde ao resultado obtido recentemente no regional norte/nordeste do Circuito Brasil Loterias Caixa, realizado em Recife (PE), entre os dias 13 e 15 de março. A delegação sergipana teve uma participação significativa tanto na Natação quanto no Atletismo e foi seletiva para o campeonato brasileiro.

O técnico chama atenção para o fato de que, mesmo com os bons resultados no atletismo, infelizmente o Comitê Paralímpico Brasileiro não levará a equipe brasileira para o Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá, devido à questão de o comitê organizador colombiano não ter disponibilizado classificação internacional para os novos atletas. “Isso fez com que a Delegação Brasileira não enviasse nenhum atleta. Devido a essa decisão, a atleta Kellianey dos Santos ficou impossibilitada de participar do Parapan de Jovens, a ser realizado na Colômbia em junho”, disse.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação