Aracaju (SE), 21 de maio de 2022
POR: Grecy Andrade
Fonte: Comunicativa Associados
Em: 09/12/2021 às 16h19
Pub.: 09 de dezembro de 2021

Estudantes da Ages realizam atendimentos de fisioterapia aos atletas de badminton


Atuação foi durante etapa do Campeonato Brasileiro de Interclubes, em Aracaju/SE.


 


Os alunos da Liga Acadêmica de Fisioterapia Desportiva, Paradesportiva e Traumato-ortopédica (Ladepto - Ages) participaram do Campeonato Brasileiro Interclubes CBI - CBC / Etapa Nacional 2021, promovido pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBD), realizado em Aracaju/SE. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira e contou com a participação de grandes nomes do badminton, contabilizando 398 atletas do mundo inteiro e de várias idades.  O badminton é um esporte muito parecido com o tênis, pode ser jogado individualmente ou em duplas, além disso, em vez da tradicional bolinha, o objeto rebatido com a raquete é uma peteca.  


Durante o torneio, os atletas contaram com a equipe de saúde formada pelos acadêmicos de fisioterapia do Centro Universitário Ages, que prestaram assistência antes, durante e após os jogos. O professor Elenilton Correia de Souza, explicou que dentre as principais lesões sofridas pelos atletas em quadra estavam as musculares, de tornozelo, tendão e câimbras.  


“Desde que a Liga foi fundada, era uma pretensão levá-los para participar de atividades em ambientes de práticas profissionais. No campeonato, eles puderam aplicar diversas técnicas como: massoterapia esportiva, liberação miofascial (procedimento para aliviar dores musculares), alongamentos, aquecimento, mobilizações articulares, ventosaterapia, técnicas gerais de primeiros socorros, serviços de urgência e emergência, entre outros”, pontuou.  


O graduando Flávio Miranda não escondeu a alegria e a satisfação em participar de um evento de grande importância nacional, ainda mais por ter a oportunidade de colocar em prática tudo que tem aprendido na faculdade.  


“Como acadêmico de fisioterapia, participar desse evento se tornou uma das ações mais memoráveis até o momento na graduação. A minha atuação, juntamente a de meus colegas, foi expressiva e gratificante, uma vez que pudemos perceber a real importância da fisioterapia no esporte, tanto no âmbito preventivo, como também no quesito de recuperação e assistência emergencial às diversas lesões”, relatou o ligante da Ladepto.   


Além dos conhecimentos adquiridos e atendimentos prestados, os ligantes foram convidados a fazerem a entrega de medalhas oficiais aos atletas vencedores. Também receberam uma medalha de recordação e honraria; e um certificado emitido pela Confederação Brasileira Badminton.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação