FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 10 de fevereiro de 2026
POR: Jéssica França
Fonte: Ascom UFS
Em: 10/02/2026 às 11:15
Pub.: 10 de fevereiro de 2026

Estudante da UFS representa Sergipe no 'Oscar' do esporte universitário brasileiro

Brenda Dias concorre ao prêmio 'Melhores do Ano' da CBDU após temporada de destaque em competições nacionais
Estudante da UFS representa Sergipe no 'Oscar' do esporte universitário brasileiro - Foto: Arquivo pessoal/Ascom UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) terá uma representante na cerimônia de premiação "Melhores do Ano – Temporada 2025" da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), que acontece no mês de março. A estudante do curso de Design Gráfico Maria Brenda Santos Dias será premiada após uma temporada de ouro, onde foi campeã do parabadminton nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025 e conquistou a vice-liderança no Sul-Americano.

Brenda Dias é atleta de badminton há quatro anos. O esporte, que a motivava a ir de Itabaiana para o campus da UFS em São Cristóvão duas vezes na semana, mesmo sem compromisso, se tornou parte de sua rotina e a tornou uma atleta universitária.

“Eu já conhecia o badminton antes da deficiência, era árbitra e já cheguei a jogar algumas vezes, então após sofrer o acidente, o esporte foi meu meio de diversão e hoje se tornou uma paixão”, disse Dias.

A estudante e atleta treina diariamente durante toda a semana e estuda no turno da noite. A disciplina faz com que Brenda conquiste medalhas em quase todas as disputas. “Volto com medalha em quase todos os nacionais que participo. Fui vice-campeã Sul-americana em 2025 e medalhista de bronze no Sul-americano em 2024. Também tenho duas medalhas do Jubs, onde uma em 2024 foi de prata e a de 2025 foi de ouro. Já participei dos jogos parapanamericanos de Santiago em 2023, onde fiquei em quarto lugar na competição. Tenho medalha internacional, minha segunda medalha desde que comecei a jogar. Fui a um nacional e depois para um internacional onde conquistei essa medalha na dupla feminina”, relembrou.

Brenda é treinada pelos professores da UFS e pelo treinador físico do Projeto Paradesportivo de Sergipe e egresso do curso de Educação Física, Leonardo Assis. “Esse ano será fundamental, pois traçamos metas buscando o destaque dela nas competições nacionais, o que pode acarretar em convocações para a Seleção Brasileira, que é nosso objetivo principal do ano”.

A UFS tem treinamentos em 10 modalidades esportivas para estudantes de graduação e pós graduação, abrangendo atividades coletivas e individuais: Futebol de Campo, Halterofilismo e parahalterofilismo, Xadrez, Judô, Atletismo, Badminton e parabadminton, Basquete e Handebol. Clique aqui e saiba como participar.


Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação