O Parlamento Estanciano avança além das expectativas
A Câmara Municipal de Estância, sob a presidência do vereador Kaique Freire (PSD), têm implementado projetos e ações, além da sua função regimental de legislar em defesa dos interesses do povo estanciano.
Com uma Mesa Diretora composta também pelo vice-presidente, vereador Jorginho da Praia (PSD), o 1° Secretário, vereador Henrique CDs (UB) e a 2a. Secretário Marta Monteiro (PSD) e com a confiança e apoio de mais 11 parlamentares, a CME tem se destacada como um dos melhores parlamentos de Sergipe.
A Escola do Legislativo Vereador Luiz Sérgio Nascimento Melo, dirigida por Edineusa Melo (Neusinha), recebeu uma reforma ampla e estruturante nessa gestão e já certificou mais de 680 pessoas em cursos e oficinas de capacitação e a Procuradoria da Mulher, presidida pela vereadora Larissa de Sérgio (PSD), têm dado importantes contribuições na formação técnica e na defesa e fortalecimento das lutas e causas em defesa da Mulher, realizando um grande trabalho social.
Em seu último pronunciamento, o presidente Kaique Freire fez um balanço desses avanços:
- Conseguiu doação de 50 novas carteiras da Secretaria de Estado da Educação, para a Escola do Legislativo,
- Foi feita a ampliação e climatização das salas de aula e de outras áreas,
- Foi implantado o projeto Escola Legislativa Itinerante, que já foi ao bairro Cidade Nova e breve irá ao litoral,
- Recebeu do Instituto Banese a doação de 15 computadores, mesas de reunião, armários, cadeiras executivas, entre outros utensílios e equipamentos, para aulas de informática e outras ações, que colocam a E.L. no mais alto padrão dessa categoria. Ainda está sendo aguardado a doação de mais mobílias feita pela Secretaria de Estado do Trabalho.
Kaique reivindicou junto ao Senado e já recebeu resposta positiva para implantação de uma rádio Web, para criação da Rádio Câmara, o que vai ampliar a divulgação das ações do parlamento a custo zero, dentro dos novos parâmetros da comunicação digital.
O presidente também destacou o convênio com o Governo do Estado, onde foi autorizado (por 10 anos), o uso do prédio do IPES em Estância, onde será implantado a sede da Procuradoria da Mulher e um anexo da Escola do Legislativo, cuja inauguração deverá acontecer nos próximos 60 dias.
Kaique fez questão de ressaltar o apoio do prefeito André Graça e do governador Fábio Mitidieri, além do Secretário da Casa Civil, o deputado Jorginho Araújo, sem os quais a Câmara Municipal de Estância não teria avançado tanto em seu desenvolvimento.
O presidente informou que estará iniciando um amplo processo de reforma do prédio, instalações elétricas e de internet, substituição de todas a aparelhagem de refrigeração, além da substituição de todas da cadeiras do plenário, da imprensa e dos parlamentares, como também o registro das Sete Maravilhas de Estância, pintados nos vitrôs do auditório Filadelfo Luiz da Costa, buscando dar mais conforto e bem estar aos seus ocupantes. O portal da transparência informa tudo em tempo real, além de fornecer o maior número possível de informações, o que já antecede uma grande melhoria na nota de avaliação feita pelo TCE.