Nove meses de gestão: Semde consolida Aracaju como polo de inovação e desenvolvimento econômico em 2025
Aos nove meses de gestão, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde) de Aracaju apresenta resultados expressivos que consolidam a capital sergipana como protagonista em modernização da gestão pública, fomento à economia criativa e atração de investimentos estratégicos.
Modernização da gestão pública e inclusão digital
A Semde implementou importantes ferramentas tecnológicas que revolucionaram a eficiência administrativa municipal, como o Sistema de Matrícula e Cursos da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o Sistema para a Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat) e a construção do Observatório Econômico, aprovado para servir como base de análises estratégicas do mercado local. O Censo do Centro de Aracaju também se destacou, reunindo dados sociais, econômicos e estruturais da região central para orientar políticas de revitalização urbana.
A expansão do acesso gratuito à internet, como a instalação de Wi-Fi na Cinelândia, reforçou a democratização da tecnologia, aproximando a população das oportunidades digitais.
Investimentos, empregos e capacitação em tecnologia
A chegada da empresa Callink, em fase final de instalação, prevê a criação de até 2 mil empregos, consolidando Aracaju como destino estratégico para negócios. Paralelamente, o Projeto Conexão SEMDE capacitou servidores municipais em competências digitais, incluindo Inteligência Artificial em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit).
Programas como Jovem Tech insere jovens no mercado tecnológico, enquanto a Feira do Caju fortaleceu o empreendedorismo feminino e valorizou a produção das mulheres formadas pelo projeto Pra Frente, ambos no Caju Hub. A Residência Tecnológica Cidades Inteligentes da Unit impactou 380 estudantes universitários, com cinco equipes desenvolvendo projetos diretamente ligados à secretaria, aproximando academia e serviço público.
Fortalecimento do ecossistema e projeção nacional
O apoio a empresas de base tecnológica por meio de editais de incentivo fiscal, junto à reativação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), fortaleceu o ecossistema local. Aracaju também ganhou visibilidade nacional ao participar com estande próprio do Startup Summit, em Florianópolis, em parceria com o Ecossistema Local de Inovação (ELI).
A cidade recebeu ainda o Campus na Estrada, com palestras de Ricardo Queiroz, diretor da Campus Party Brasil, preparando a capital para a Campus Party Weekend Aracaju 2025, marcada para outubro, que reunirá milhares de jovens e entusiastas da inovação, tecnologia e empreendedorismo.
"Estamos construindo uma Aracaju mais inovadora, digital e competitiva. Cada entrega realizada nestes nove meses é fruto de um trabalho estratégico para gerar impacto direto na vida das pessoas, seja pela capacitação, pela criação de oportunidades de emprego ou pela atração de investimentos. Nosso compromisso é seguir avançando e posicionar a cidade como referência em desenvolvimento econômico e inovação no Nordeste", destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermando Júnior.
Com atuação estratégica e integrada, a Semde encerra os nove primeiros meses de 2025 reafirmando a missão da gestão da prefeita Emília Corrêa: transformar Aracaju em cidade referência em tecnologia, desenvolvimento sustentável e inclusão social, unindo inovação e geração de oportunidades para todos os cidadãos.