Aracaju (SE), 04 de maio de 2025
POR: Assessoria
Fonte: Assessoria
Em: 16/08/2024 às 16:55
Pub.: 19 de agosto de 2024

Abertura da 4ª edição do projeto Ilé-Iwé será realizada na próxima terça, 20, no MP-SE

Abertura da 4ª edição do projeto Ilé-Iwé será realizada na próxima terça, 20, no MP-SE - Foto: Ascom Semed/Assessoria

Abertura da 4ª edição do projeto Ilé-Iwé será realizada na próxima terça, 20, no MP-SE - Foto: Ascom Semed/Assessoria

Na próxima terça-feira, 20, a partir das 7h30, será realizada a abertura da 4ª edição do Projeto Ilé-Iwé. O evento acontecerá no Ministério Público de Sergipe (MP/SE) e contará com palestra da professora Maria Lia Batista, divulgação da programação do projeto e apresentações culturais dos Grupos "Parafolclórico Mestre Saci Quilombola", de Aracaju; e "Kisumba", de Laranjeiras.

O objetivo do Ilé-Iwé é ofertar formação continuada a coordenadores pedagógicos e professores atuantes em escolas públicas municipais e estaduais do estado, cumprindo o que rege a Lei n° 10.639/03, que inclui, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e em parceria com o Ministério Público de Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), dos municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Laranjeirasm, além da Universidade Federal de Sergipe/Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (UFS/Neabi), e do Movimento Negro Unificado (MNU).

Este ano, o projeto contará com cinco encontros e será trabalhado entre os meses de setembro e dezembro, promovendo palestras e oficinas subdivididas em variados temas. Estão inscritos cerca de 200 educadores.

"Quando a gente fala de Ilé-Iwé, é sempre algo que traz o passado e presentes fortes e unidos. Nesta edição, devido ao Prêmio Innovare 2023, há uma expectativa maior sobre o projeto, que ganhou muito mais visibilidade. Visamos trazer algo novo, mas manter a tradição. Foram 70 vagas preenchidas por profissionais da rede municipal de ensino de Aracaju. Quando se trata de questões étnicos-raciais, é extremamente importante discutir sobre porque grande parte dos nossos alunos são negros e temos que refletir a cerca de como podemos prevenir e combater o racismo", detalha a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), Analice Marinho.

A coordenadora destaca ainda que neste ano de 2024, pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra será feriado nacional. "Teremos atividades, em novembro, que reputarão isso, sobre qual a importância de uma conquista desta que foi uma luta histórica de vários setores, e isso é um ganho. O Ilé-Iwé traz muito esta tradição e discussão sobre a atualidade, por isso não trabalhamos apenas com combate ao racismo, mas na prevenção, e nossa intenção é mostrar aos professores como eles podem agir em prol disso em sala de aula", enfatiza.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação