Aracaju (SE), 15 de janeiro de 2026
POR: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Infonet
Em: 09/04/2024 às 21:18
Pub.: 10 de abril de 2024

Festival levará teatro, música e poesia para Aracaju e Laranjeiras

Festival realizado pelo Grupo Boca de Cena acontecerá de 11 a 18 de abril e terá participação especial dos grupos de teatro potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa - Foto: Divulgação

Festival realizado pelo Grupo Boca de Cena acontecerá de 11 a 18 de abril e terá participação especial dos grupos de teatro potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa - Foto: Divulgação

De 11 a 18 de abril, a 8ª edição da Blitz Cultural levará uma vasta programação musical e teatral para os bairros América, Bugio e centro da cidade, em Aracaju, e para a Praça da Matriz e o Povoado Mussuca em Laranjeiras. O festival de arte é realizado pelo grupo sergipano de teatro Boca de Cena e, pela primeira vez, acontecerá também em um município do interior do estado.

Com o propósito de incentivar a população a “Parar, Pensar e Refletir Arte”, o projeto itinerante promove apresentações e performances teatrais, shows, oficinas e outras intervenções artísticas em comunidades tornadas “periféricas”, para promover o acesso gratuito às artes e à cultura. Quase toda a programação é realizada em espaços públicos, como praças e ruas das cidades.

O diretor do Grupo Boca de Cena, Rogério Alves, salienta que o festival Blitz Cultural foi um sonho que nasceu no Bugio, em 2014, e agora chega a outros bairros da capital e outro município, para proporcionar mais acesso às artes, o que, para ele, também significa promover a saúde mental e emocional da população.

“A arte é, também, um método eficaz para reduzir os estresses e as ansiedades, pois ela desperta possibilidades de um reencantamento poético no e com o nosso cotidiano. Além disso, este projeto propicia que as pessoas se encontrem com a sua própria comunidade, e com suas emoções, nos espaços públicos onde realizamos nossas atividades. Isto significa tornar possível que elas encontrem novas perspectivas sobre si mesmas, e a livre cura a partir das linguagens artísticas”, explica Rogério Alves.

Além da realização, inédita, de parte da programação fora de Aracaju, a 8ª edição da Blitz Cultural contará com a participação especial de três grupos de teatro do Rio Grande do Norte, o Clowns de Shakespeare, o Facetas e o Asavessa, que juntos apresentarão o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar”, com direção do premiado diretor Fernando Yamamoto. A peça, que já foi apresentada mais de 50 vezes desde a sua estreia em 2022, é baseada na clássica obra Ubu Rei, do poeta, romancista e dramaturgo francês, Alfred Jarry.

Programação

Na programação da Blitz Cultural, o grupo potiguar Clowns de Shakespeare também ministrará a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, tanto na capital do Estado quanto em Laranjeiras. Na primeira, o curso acontecerá no Centro de Cultura e Arte – Cultart da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nos dias 11 e 12 de abril; na outra, as aulas serão realizadas no Clube Recreativo de Laranjeiras nos dias 15 e 16 de abril. As inscrições podem ser realizadas no link disponibilizado no perfil do Instagram @teatroclowns .

Já as apresentações ao público começarão na quinta-feira, 11, com a performance “Rio Sim” da dramaturga Euler Lopes, às 14 horas e às 15h30, no Museu da Gente Sergipana. Na sexta-feira, 12, a partir das 17h30, a Praça Tancredo de Almeida Neves, no bairro América, será palco para os shows musicais de Lucy “A Playboyzinha” e de Oduma, com participação de Patrícia Polayne. Às 20h10, a poeta Ilmara Souza declamará poesias de Santo Souza e, em seguida, o público poderá assistir ao espetáculo “Os Cavaleiros da Triste Figura”, do Grupo Boca de Cena.

Já no sábado, 13, também a partir das 17h30 no Museu da Gente Sergipana, a programação contará com a apresentação circense da Trupekadabra e show da cantora Patrícia Polayne, seguidos pelo espetáculo teatral “Ubu: o que é bom tem que continuar”, com os grupos do Rio Grande do Norte Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa.

No domingo, 14, às 9h, o dia cultural começará na feira livre do Bugio, com a intervenção “Rádio Fera”, com os artistas Paula Auday, Roney David e Sâmara Gardênia. À tarde, a partir das 17h, na Praça Osvaldo Mendonça, no final de linha do bairro, acontecem a intervenção circense da Companhia Saurus, o show musical Oito Cotovelos, a performance “A Dama de Vermelho” , com Rogério Alves, além de uma nova apresentação do espetáculo trazido pelos três grupos potiguares.

Viajando para o interior do estado, na quarta, 17, e quinta-feira, 18, a Blitz Cultural aterrissa em Laranjeiras. No primeiro dia, acontecerão as apresentações da companhia circense Saurus e do espetáculo ““Ubu: o que é bom tem que continuar”, com os grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. A atração musical ficará por conta do cantor Jão Luis, com participação de Rafael Costa.

No segundo dia, a população do povoado Mussuca, poderá curtir a intervenção circense da Companhia Saurus, além do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar” e o show do cantor Rafael Costa.

A 8ª edição da Blitz Cultural é uma realização do Grupo Teatral Boca de Cena, sediado no bairro Bugio, e conta com a parceria dos grupos de teatro potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. A iniciativa tem o apoio da Academia de Letras de Aracaju, do Departamento de Teatro da UFS, do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe – FUNCAP.


Notícias Indicadas

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Trabalhadores dos shoppings de Aracaju reagem à cobrança de estacionamento e negociam suspensão da taxa

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação