Aracaju (SE), 30 de junho de 2025
POR: Assessoria
Fonte: Assessoria
Em: 08/01/2024 às 15:16
Pub.: 08 de janeiro de 2024

Combate à intolerância religiosa em Sergipe é um dos temas da Roda de conversa ESU NÃO É O DIABO

Roda de Conversa ?S? N?O ? O DIABO - Imagem: Divulgação

Roda de Conversa ?S? N?O ? O DIABO - Imagem: Divulgação

Com o intuito de construir um diálogo que contribua para a desmistificação do imaginário negativo e o preconceito contra as religiões de presenças africanas em Sergipe, na próxima sexta-feira, dia 12 de janeiro, às 18h, a ONG Casa de Mar e o Ilé Ase Ìyá Àgbá L'odò Omiró realizam de maneira gratuita e para todo o público a Roda de Conversa "ESU NÃO É O DIABO", uma iniciativa proposta  pelo Ase Egbe Sergipano- Coletivo de Terreiros de Sergipe.

A proposta da Roda de Conversa teve início no dia 22 de dezembro do último ano na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e objetiva circular e fortalecer o movimento contra o Racismo Religioso no estado. O evento busca fazer uma reflexão acerca do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 2007, destacando sua importância, uma vez que os ataques às casas de religiões afro-brasileiras seguem sendo atacadas no país.

De acordo com o Babá Paulo César, coordenador geral do Àse Egbe Sergipano a roda de conversa surgiu para desmistificar a figura mítica de grande representação e significado para os Povos Tradicionais de Religiões de Matrizes Africanas que é Exu. “Basicamente Exu é uma divindade urbana, mas é uma divindade que é do continente africano e que nós absorvemos aqui. Porém, vivemos num país em que o nível de intolerância religiosa, consequentemente de racismo religioso, é muito grande. Por isso, decidimos levar a discussão de maneira itinerante a outros espaços para combater a demonização não somente à figura de Exu, como a demonização a tudo que faz parte de nossa religiosidade”, afirmou.

Para a Ialorixá Martha Sales, liderança do Ilé Àse Ìyá Àgbá L'odò Omiró, o debate sobre intolerância religiosa e racismo religioso deve envolver toda a sociedade. “A importância de trazer esse papo é a de gerar um movimento que não só abarque os povos de religiões tradicionais, de presenças africanas, mas que se expanda para toda a sociedade, porque a gente precisa combater a intolerância religiosa e o racismo religioso, envolvendo toda a sociedade numa discussão que desmistifique todo o negativo, precisamos mobilizar para que a gente construa uma sociedade onde o respeito às diversas crenças, o respeito à diversidade religiosa e cultural prevaleça”, concluiu.

Roda de Conversa ESU NÃO É O DIABO
Local:
Casa de Mar – Rua Cantinho da Vovó, 74, Zenza, Zona de Expansão.
Horário: 18h
Entrada gratuita


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação