Aracaju (SE), 21 de outubro de 2021
POR: Caixa Notícias
Fonte: Caixa Notícias
Em: 13/10/2021 às 00h00
Pub.: 13 de outubro de 2021

Caixa Cultural apresenta atividades virtuais gratuitas


Todas as atividades são gratuitas e realizadas ao vivo por meio de plataformas on-line.


A CAIXA Cultural promove, a partir da segunda quinzena de outubro, três atividades ligadas às artes visuais que possibilitarão ao público não só conhecer a riqueza artística brasileira, como também experimentar e criar a partir de diferentes técnicas, como o estêncil e aprender a produzir tintas naturais.


Produção artesanal de tintas
No encontro “Ampliando repertório com tintas naturais”, que acontece no dia 19 de outubro, professores e público em geral têm a oportunidade de aprender técnicas de produção artesanal de tintas naturais. Na atividade serão apresentadas alternativas de abordagem de conteúdos escolares utilizando as tintas.


O uso de tintas naturais faz parte da história humana há milênios. Atualmente esse tipo de tinta é uma interessante alternativa aos pigmentos artificiais e possibilitam a produção artística de forma sustentável, usando elementos como raízes, temperos e alimentos. No evento, serão fabricadas tintas a partir do carvão, argila, casca de ovo, açafrão e café em pó, além de vegetais como cenoura e beterraba, dentre outros.


No #AteliêVirtualCAIXA os participantes poderão conhecer as diversas aplicações do estêncil (Imagem: Caixa Notícias)

No #AteliêVirtualCAIXA os participantes poderão conhecer as diversas aplicações do estêncil (Imagem: Caixa Notícias)


Estêncil
Os participantes do Ateliê “Explorando a Técnica de Estêncil”, com turmas virtuais nos dias 28 e 30 de outubro, aprenderão sobre a história e a técnica de estêncil, que permite uma produção plástica própria sobre camisetas, recortes de tecido, bolsas e, também, impressão em papel.


A técnica remonta à mesma utilizada nas pinturas de cavernas da Idade da Pedra, nas quais é possível ver as imagens em negativo registradas por seus habitantes pré-históricos. Na atualidade, o estêncil tornou-se extremamente popular e hoje é associado sobretudo à arte urbana, que tem no artista de rua Banksy o seu representante mais notável, com suas obras provocativas espalhadas por todo o mundo.


Independência (1976), de Carybé, é uma das obras que serão analisadas no #MediaçõesCAIXACutlural (Imagem: Caixa Notícias)

Independência (1976), de Carybé, é uma das obras que serão analisadas no #MediaçõesCAIXACutlural (Imagem: Caixa Notícias)


Acervo CAIXA
A mediação virtual “As Escolas Artísticas no Acervo CAIXA”, leva o visitante a explorar os elementos constitutivos de obras que compõem o acervo artístico do banco, que revelam o panorama pictórico e histórico do qual fazem parte.


Formado ao longo dos 160 anos de existência da CAIXA, o Acervo CAIXA está em constante diálogo com o público, por meio de exposições e oficinas. A coleção é constituída por obras de diversas escolas artísticas, cujos elementos afins, comportamentos e expressões identificam uma época, estilos, sublinhando a singularidade dos autores e o diálogo que ocorre entre estes e a sociedade brasileira. A atividade terá turmas virtuais nos dias 21 e 23 de outubro.


SERVIÇO
CAIXA CULTURAL – PROGRAMAÇÃO VIRTUAL

Inscrições gratuitas: https://linktr.ee/caixacultural


Educadores na CAIXA Cultural – “Ampliando repertório com tintas naturais”
Data/Horário: dia 19 de outubro (terça), às 17 horas
Duração: 90 minutos
Público: Educadores e Público em geral, a partir de 16 anos.


Mediações CAIXA Cultural – “As Escolas Artísticas no Acervo CAIXA”
Datas/Horários: dia 21 (quinta) às 16h e dia 23 de outubro (sábado), às 15h
Duração: 90 minutos
Público: a partir de 16 anos


Ateliê Virtual CAIXA – “Explorando a técnica de Estêncil”
Datas/Horários: dia 28 (quinta) às 14h e dia 30 de outubro (sábado), às 15h
Duração: 90 minutos
Público: a partir de 16 anos

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação