Série Umbuzeiros traz Música de Câmara ao público da Orquestra Sinfônica de Sergipe
Apresentação acontecerá no Teatro Atheneu.

Série Umbuzeiros traz Música de Câmara ao público da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Foto: Arquivo Secult/SE)
Na próxima quarta-feira, 06 de junho, a Orquestra Sinfônica de Sergipe inaugura a sua série Umbuzeiros para Concertos de Câmara. Com a apresentação intitulada “Poesia em Madeiras”, com ênfase para os Instrumentos de Sopro, mais especificamente as madeiras, o grupo realizará um desafiador repertório em concerto no Teatro Atheneu, às 20h30. Os ingressos, a preços populares, estão disponíveis na bilheteria do Teatro Atheneu. A Orsse é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura com a apoio da Segrase.
Segundo o maestro Guilherme Mannis, a execução de repertório camerístico, para os instrumentistas, é um verdadeiro desafio. “Todos são solistas e tem papel primordial na execução. Podermos, por meio de nossos músicos, trazer ao público tão importantes peças do repertório, é um verdadeiro privilégio”.
Entre as significativas peças abordadas, estão a Sinfonietta op. 188 do compositor suíco Joseph Raff, além de duas Serenatas: a primeira do compositor e maestro alemão Richard Strauss – muito famoso pela composição de óperas e poemas sinfônicos, tais quais “Assim Falava Zarathustra”-, e a segunda aquela composta pelo compositor romântico tcheco Antonin Dvorak.
Compreendem o octeto dos instrumentos de madeira duas flautas, dois oboés, dois clarinetes e dois fagotes. Participarão do concerto ainda três trompistas, um tubista, um violoncelista e um contrabaixista.
Sobre a Orsse
A Orquestra Sinfônica de Sergipe trata-se hoje da instituição mais expressiva em relação à formação de plateia e à difusão da cultura musical no Estado de Sergipe. Mantendo seu compromisso de levar música de alto nível performático ao povo sergipano, a Orsse vem realizando uma programação intensa de concertos com temporadas anuais organizadas em quatro séries de perfis distintos: as séries Laranjeiras, Mangabeiras, Cajueiros e Umbuzeiros. As diferentes séries permitem que o público tenha acesso a repertórios que transitam entre a música sinfônica, repertórios camerísticos, músicas de diferentes épocas e contextos, bem como apresentações com caráter didático, visando aproximar o público infanto-juvenil da música sinfônica. Neste contexto, apresenta-se em diferentes espaços na capital, como nos Teatro Tobias Barreto e Teatro Atheneu, em Parques, como “Sementeira” e “Cajueiros”, museus, bem como concertos em cidades do interior do Estado. Desde 2006, quando a Orsse passou por reestruturação, o seu diretor artístico e maestro titular passa a ser o paulistano Guilherme Mannis.
Serviço
Orquestra Sinfônica de Sergipe – Série Umbuzeiros – Música de Câmara
Teatro Atheneu, 06 de junho, quarta-feira, 20h30
Repertório
Joseph Joachim RAFF (1822-1882)
Sinfonietta, Op. 188
Intervalo
Richard Strauss (1864-1949)
Serenata para sopros Op. 7
Antonín Dvorak (1841-1904)
Serenata para sopros Op. 44
Ingressos: R$10 (meia-entrada) e R$20, disponíveis para venda nas bilheterias do Teatro Atheneu (12-19h).