Aracaju (SE), 29 de janeiro de 2026
POR: Sesc/SE
Fonte: Sesc/SE
Pub.: 22 de agosto de 2016

Debate sobre "Literatura Brasileira Contemporânea", na Epifânio Dória

Encontro reunira vencedores do Prêmio Sesc de Literatura.
Nessa terça-feira, 23/08, às 18h, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, o Sesc realiza mesa temática sobre “Literatura Brasileira Contemporânea”, com a participação do escritor Antonio Carlos Viana, vencedor do Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes em 2009 e 2015), com Cine Privê e Jeito de Matar Lagartas.

Também farão parte da mesa as vencedoras do Prêmio Sesc de Literatura de 2015, Marta Barcellos, com o livro Antes que Seque (categoria Conto), Sheyla Smanioto, com o romance Desesterro e a participação da jovem escritora sergipana Taylane Cruz, com Aula de Dança e Outros Contos.

O evento faz parte da programação da Aldeia Sesc de Artes, projeto que envolve música, cinema, teatro, dança, circo, artes visuais e literatura. A programação segue até o dia 28/08, em diversos espaços culturais de Aracaju, com acesso gratuito (www.sesc-se.com.br/aldeiasescdeartes).

Antonio Carlos Mangueira Viana - é contista, tradutor e professor. Dono de uma prosa concisa, sobretudo no que concerne a aspectos formais e de estilo, em geral, de tom seco e preciso. Constrói narrativas sem excessos que versam, essencialmente, sobre a temática da infância, perda da inocência e morte.

Marta Barcellos - formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou nos jornais O Globo, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. É colunista da revista Capital Aberto e do site Digestivo Cultural, tem dois contos publicados na Antologia Sábado na Estação, organizado por Luiz Ruffato. Antes que Seque é seu primeiro livro de ficção.

Sheyla Smanioto - formada em Estudos Literários, com mestrado em Teoria Literária, ambos pela Unicamp. É autora do livro de poemas Dentro e Folha (Dulcineia Catadora, 2012), do curta Osso da Fala (premiado pelo Rumos Itaú Cultural, 2013) e da peça No Ponto Cego (vencedora do IV Concurso Jovens Dramaturgos, 2014). Desesterro é seu romance de estreia.

Taylane Cruz - é natural de Aracaju, graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Começou a escrever na adolescência, primeiro poemas depois contos, inspirada na obra da escritora Katherine Mansfield. Publicou seu primeiro livro em 2015, “Aula de Dança e Outros Contos”. Colabora com a revista SubVersa (Editora Patuá) e com o canal Senhoras Obscenas.

Trabalha com audiovisual na ONG Cacimba de Cinema e Vídeo, que este ano venceu o edital da ANCINE em parceria com a Secult (Secretaria de Cultura do Estado) e adaptou o conto “Amor Clandestino”, para um filme infantil.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação