Cine de Areias abre programação de 2026 com sessão infantil gratuita na Zona de Expansão de Aracaju
O projeto Cine de Areias inicia sua programação de 2026 com uma sessão especial dedicada ao público infantil, reafirmando seu compromisso com o acesso democrático ao cinema e a valorização do audiovisual brasileiro. O evento acontece no dia 01 de fevereiro (domingo), a partir das 17h30, na praça principal do povoado Areia Branca, localizada na Zona de Expansão de Aracaju.
Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, da Prefeitura Municipal de Aracaju, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, o projeto conta ainda com o apoio do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Com entrada gratuita e distribuição de pipoca para o público, o Cine de Areias tem como proposta exibir filmes brasileiros que dialoguem com a realidade da comunidade local, além de contribuir para a formação de público e a ampliação do circuito exibidor no município. Nesta primeira sessão de 2026, o destaque é a temática infantil, com obras sensíveis, criativas e voltadas para crianças e suas famílias. Todos os filmes contam com legendas em português.
Oficina para crianças
Antes da exibição dos filmes, o público poderá participar da oficina de instrumento musical com material reciclável, ministrada por Clara de Noronha. A atividade é voltada para crianças a partir de 4 anos e crianças menores devem estar acompanhadas por uma pessoa responsável.
A oficina propõe a construção de um Ganzá com garrafa pet, a partir do debate acerca da reciclagem do lixo, cuidados a natureza e preservação das florestas, mares, rios e do mangue. De maneira lúdica e divertida, provoca o despertar da consciência ambiental das crianças e suas famílias.
Conheça a programação:
- 17h30 - Oficina de Instrumento Musical com Material Reciclável
- 18h15 - Exibição de filmes:
A Menina que Queria Voar – Direção: Tais Amordivino (2025, BA)
Meu Nome é Maalum – Direção: Luísa Copetti (2021, RJ)
Para que Servem as Coisas? – Direção: Thais Fernandes e Tainah Dadda (2025, RS)
Seu Vô e a Baleia – Direção: Mariana Elisabetsky (2024, SP)
O Cine de Areias convida toda a comunidade a ocupar a praça, vivenciar o cinema ao ar livre e compartilhar momentos de lazer, cultura e aprendizado, fortalecendo os laços comunitários por meio da arte.
Serviço:
- Cine de Areias - Sessão de Cinema Infantil
- 01 de fevereiro, domingo, às 17h30
- Praça de Areia Branca (Praça Doutor Sávio, Rodovia Chico Mendes, Areia Branca, s.n.).
- Evento gratuito