Aracaju (SE), 23 de janeiro de 2026
POR: MPF Sergipe
Fonte: MPF Sergipe
Em: 23/01/2026 às 17:30
Pub.: 23 de janeiro de 2026

MPF recomenda que Barra dos Coqueiros (SE) suspenda desapropriações em terras da União

Documento aponta vício de competência em decreto municipal e ausência de autorização da SPU para intervenções na Comunidade do Estaleiro

MPF recomenda que Barra dos Coqueiros (SE) suspenda desapropriações em terras da União - Foto ilustrativa: DER/Sergipe

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à prefeitura da Barra dos Coqueiros, em Sergipe, a suspensão imediata de desapropriações e obras na Comunidade do Estaleiro (antigo Barril). O documento aponta a existência de vício de competência em decreto municipal e ausência de autorização da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para intervenções na localidade.

A recomendação é fruto de inquérito civil instaurado pelo MPF para averiguar suposta desapropriação irregular promovida pelo município, afetando diversas famílias da comunidade. As apurações demonstraram que a prefeitura busca intervir em uma área que pertence à União, sem possuir as autorizações e atribuições legais necessárias.

Embora o município tenha dado início a processos de remoção de moradores e planejado obras de infraestrutura, foi atestado pela SPU que a área em questão se trata de terreno de marinha. “A prefeitura não possui cessão de posse ou autorização formal da União para realizar intervenções no local, o que torna o Decreto Municipal nº 1.055/2025 juridicamente inválido por vício de competência”, destaca o procurador da República Ígor Miranda da Silva, que assina o documento.

Além do conflito sobre a titularidade da terra, a recomendação ressalta a preocupação com o aspecto social, visto que a Comunidade do Estaleiro é ocupada desde a década de 1990 por famílias de baixa renda e grupos tradicionais que enfrentam risco de remoção compulsória sem o devido processo legal. Diante desse cenário, o MPF solicitou que a prefeitura:

• Suspenda imediatamente os efeitos do Decreto Municipal nº 1.055/2025 e quaisquer atos de desapropriação ou imissão na posse fundados na norma até a regularização da área perante a União;

• Abstenha-se de realizar obras de infraestrutura ou remoção compulsória de moradores sem a prévia e formal anuência ou cessão de uso emitida pela SPU;

• Cesse imediatamente qualquer abordagem ou notificação aos moradores realizada por agentes sem vínculo institucional comprovado com a municipalidade, garantindo o respeito à dignidade das famílias atingidas.

A prefeitura de Barra dos Coqueiros tem o prazo de 30 dias úteis para informar se acatará os termos da recomendação e apresentar um cronograma de cumprimento. O descumprimento das orientações, sem justificativa detalhada, poderá acarretar a adoção de medidas judiciais.

Confira aqui a íntegra da recomendação.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação