Fernanda Almeida explora as múltiplas formas de brincar na infância
Exposição fotográfica propõe um olhar sensível sobre a infância e destaca brincadeiras que resistem à era digital

Entre os dias 1º e 30 de outubro, a artista visual Fernanda Almeida convida o público a redescobrir o espírito da infância, trazendo, através de suas fotografias, a essência e a importância do brincar, dando destaque àquelas atividades que fogem dos dispositivos tecnológicos. A exposição acontece no shopping Prêmio, em Socorro, com entrada gratuita.
O projeto nasceu a partir do desejo da artista de documentar as diversas brincadeiras que ainda resistem, mesmo diante da era tecnológica em que vivemos, além de refletir sobre seu papel essencial no desenvolvimento infantil. “No sítio da minha família eu observava como as crianças brincam e como interagem no próprio universo, usando folhas de árvores, se divertindo na roça, na água", reflete.
Nesse processo, Fernanda Almeida também voltou o olhar para si mesma e percebeu o quanto sua própria infância, marcada por brincadeiras na rua e no sítio, foram importantes para ela. "Através da consultoria pedagógica de Mayara Machado, percebi que o brincar não é apenas necessário, mas essencial para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e emocional da criança — além de contribuir para que ela se perceba como indivíduo e desenvolva seus relacionamentos," destaca.
Fernanda Almeida não se limitou às fotos no sítio da família, voltando, também, suas lentes para crianças do Marcos Freire e do Albano Franco, em Socorro, e do Santa Maria, localizado na região de expansão, em Aracaju.
A exposição é uma realização da artista Fernanda Almeida, com apoio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP/SE), do Instituto Federal de Sergipe - Campus Socorro (IFIS) e do Shopping Prêmio com recursos da Lei Complementar Paulo Gustavo N°195/2022, por meio do Edital de Chamamento Público Ilma Fontes N°195/2022.
Sobre a artista
Fernanda Almeida é cineasta, fotógrafa, pessoa com deficiência e mãe de Maya. Nascida e criada em Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, tem se destacado na cena audiovisual com obras autorais e sensíveis. Dirigiu o documentário Jardim , além dos filmes Pescando Memórias e Intercâmbio , ambos gravados em 2025 em sua cidade natal. Também atua como produtora executiva nos filmes Uma Aposta no Absurdo , Intercâmbio e Zé Curador.
Serviço
- Data: 1º a 30 de outubro
- Local: Shopping Prêmio – próximo à Cacau Show
- Horário: de visitação: das 10h às 22h
- Entrada: gratuita