Aracaju (SE), 05 de julho de 2022
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 04/02/2022 às 17h48
Pub.: 07 de fevereiro de 2022

Ações eficientes colocam o turismo sergipano em alta :: Por Marcio Rocha


Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

O resultado dos trabalhos em conjunto entre os agentes públicos e entidades empresariais estão dando resultados reais para o turismo de Sergipe. O ano para o turismo foi, a meu ver, realmente muito bom. O recuo da pandemia, a volta do funcionamento dos empreendimentos de turismo, as campanhas realizadas para promover Sergipe em nível nacional deram certo e o nosso pequeno e adorável estado passou a receber mais turistas. 


Durante vários meses do ano, em várias plataformas OTA (Online Travel Agencies) Sergipe figurou oscilando entre a décima e décima segunda posições no indicador de buscas pelos viajantes, segundo conversas que tive com o secretário Sales Neto no ano passado. Além disso, o trabalho correlato da Prefeitura de Aracaju, Sergipe Destination, ABIH, Sebrae e Fecomércio também promovendo o estado Brasil afora ajudou a captar milhares de turistas para conhecer nossa terra, nosso mar, nossa culinária, no estado em que a calmaria impera. Turismo em Sergipe é turismo de vivência, familiar, para curtir com muita intensidade os nossos ambientes. Bares e restaurantes, além da hotelaria apresentaram elevação no número de frequentadores, e isso é algo que devemos comemorar. Porque se o turismo se movimenta, todas as cadeias produtivas do comércio e serviços também seguem nesse embalo.


Para coroar os resultados, sai a notícia que os voos charters da operadora CVC continuarão a vir para cá. A experiência desenvolvida no final do ano passado deu certo então. Turistas de vários lugares vieram para Aracaju conhecer nossa cidade e o grande chamariz de visitantes do período, o Natal Iluminado. Eu, pessoalmente conversei com pessoas de diversos estados, enquanto acompanhava os eventos nas praças iluminadas no coração de Aracaju. Foram mais de 10 mil pessoas por noite, totalizando mais de meio milhão de pessoas visitando a decoração natalina. Além do sucesso que fora a parada Um Sonho de Natal, que registrava os dias de maior visitação. 


Segundo o executivo da CVC, Sylvio Ferraz Júnior, o sucesso dos fretamentos da CVC em dezembro passado e janeiro deste ano motivaram a continuidade dessa modalidade de voos. “Estes voos foram um sucesso, inclusive, a ação do voo inaugural foi bastante elogiada pelos turistas, e com essa excelente aceitação pelo mercado iremos continuar apostando nesse produto”. Em suma: Deu certo!


Quando os atores do cenário empresarial agem em conjunto com o poder público, trabalhando projetos que somam, agregam e fortalecem toda a cadeia produtiva, estimulando o desenvolvimento das atividades turísticas, o resultado é alvissareiro. E a prova está aí, com a projeção que Sergipe tem neste momento no cenário nacional. Políticas de Estado, não de governo, convergindo com a atuação empresarial, com entidades que ouvem, entendem as demandas e tocam os trabalhos para a frente, dando robustez ao destino Sergipe, fazem com que tenhamos essa boa repercussão. Esse é o caminho.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação