Aracaju (SE), 14 de maio de 2021
POR: Carla Passos
Fonte: Carla Passos
Em: 08/03/2021 às 00h00
Pub.: 08 de março de 2021

Um passeio pelas belezas do Rio Vaza Barris :: Por Carla Passos


De barco ou catamarã, é possível conhecer belas paisagens como a Croa do Goré, a Ilha dos Namorados e a Ilha Men de Sá.


Uma das paradas preferidas é na Croa do Goré (Foto: Carla Passos)

Uma das paradas preferidas é na Croa do Goré (Foto: Carla Passos)


Na coluna Passos Pelo mundo a gente já mostrou os quatro points de rio em Aracaju, a exemplo do Prainha Clique aqui. Agora nós vamos mostrá-los por outro ângulo: em um passeio de rio pelo Vaza Barris. Confira o vídeo.


O rio Vaza Barris nasce na Bahia e desagua no litoral sergipano, entre os municípios de Aracaju e Itaporanga. É possível fazer passeio de catamarã e de lancha pelo rio partindo da Orla do Pôr do Sol, no povoado Mosqueiro. A Orla homenageia o jornalista Cleomar Brandi, um personagem marcante na vida cultural e boemia de Aracaju.


O passeio começa e termina na Orla Por do Sol, que como o próprio nome diz é ideal para encerrar o dia de passeio (Foto: Carla Passos)

O passeio começa e termina na Orla Por do Sol, que como o próprio nome diz é ideal para encerrar o dia de passeio (Foto: Carla Passos)


Os catamarãs e barcos faz roteiros de 3h ou 5h, passando, inicialmente, por belas residências, que ficam às margens do rio e também revela manguezais nativos, pequenas ilhas fluviais e vegetação preservada. 


O primeiro point que avistamos no passeio é o bar Prainha, famoso por ter uma excelente infraestrutura, atraindo sergipanos e turistas.  


Uma das paradas preferidas é a Crôa do Goré, uma ilha que surge na maré baixa. Trata-se de um banco de areia que só fica visível no rio por algo em torno de cinco horas por dia. Com a maré baixa, os guarda-sóis de palha ficam cheios de visitantes que, sentados nas cadeiras, aproveitam a água morninha nos pés enquanto provam petiscos e bebidas à venda no bar flutuante. Como o entorno do banco de areia, mesmo com água, ainda dá pé, todo tipo de turista consegue curtir a água. Por ali também é alugar uma canoa ou uma prancha de stand up.


Na Croa do Goré é possível fazer passeio de stand up ou canoa (Foto: Carla Passos)

Na Croa do Goré é possível fazer passeio de stand up ou canoa (Foto: Carla Passos)


Outra atração do Rio Vaza Barris é a Ilha Men de Sá, onde vivem 75 famílias de pescadores. No local acaba de ser construída uma bela estrutura turística que será tema de outra coluna nas próximas semanas.


A nossa parada foi na ilha dos Namorados, que é banhada de um lado, pelo rio Vaza Barris e, do outro, pelo Oceano Atlântico. Só é possível chegar de barco no local e as famílias montam cadeiras e sombreiros para curtir a bela paisagem. Bares flutuantes também oferecem seus serviços.


Várias agências de viagem oferecem o passeio em hotéis da cidade e também é possível fazer o passeio nos barcos que saem da orla por do sol. A propósito, o nome da orla não é em vão. Vale a pena no retorno ficar no local e apreciar o por do sol que é um verdadeiro espetáculo!

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação