Aracaju (SE), 14 de maio de 2021
POR: Ascom Unimed
Fonte: Ascom Unimed
Em: 09/03/2021 às 11h03
Pub.: 09 de março de 2021

Skincare: cuidados com a pele devem ser tomados em qualquer idade


Skincare: cuidados com a pele devem ser tomados em qualquer idade (Foto: Ascom Unimed)

Skincare: cuidados com a pele devem ser tomados em qualquer idade (Foto: Ascom Unimed)


Dermatologista e cooperada Unimed Sergipe, Maria Auxiliadora Araújo (Foto: Ascom Unimed)

Dermatologista e cooperada Unimed Sergipe, Maria Auxiliadora Araújo (Foto: Ascom Unimed)

Muitas vezes, a saúde e a vitalidade de uma pessoa podem ser facilmente observadas pela pele. Uma pele saudável, protegida e bem cuidada não é sinônimo apenas de beleza e autoestima, mas pode ajudar, inclusive, a prevenir problemas futuros. Na semana da mulher, a médica dermatologista e cooperada Unimed Sergipe, Maria Auxiliadora Araújo, explica que os chamados ‘skincare’ podem ser facilmente seguidos por qualquer pessoa e de qualquer idade.  


O termo “skincare” significa, em inglês, “cuidados com a pele”, e vem sendo usado no Brasil e em outros países para denominar a rotina, os passos e os produtos usados no cuidado diário com a pele. Segundo a dermatologista Maria Auxiliadora, existem três pilares básicos para esse cuidado diário.


“O primeiro é a limpeza. Geralmente o mais indicado são os géis de limpeza ou sabonetes adequados ao grau de oleosidade da pele.  As águas micelares podem complementar a limpeza, mas nem sempre são necessárias. Em segundo vem a hidratação, pois até mesmo as peles oleosas necessitam de hidratação. Os hidratantes também devem ser adequados ao grau de oleosidade da pele. E em terceiro e não menos importante, a proteção solar, que  é um cuidado  primordial . Previne o câncer de pele, o envelhecimento precoce e lesões inestéticas”, esclarece a
médica.


Alimentação
Somente procedimentos externos não são suficientes para um cuidado completo com a pele. Uma alimentação balanceada é importante no contexto geral da saúde de todo o organismo, incluindo a pele. Alguns ativos são adjuvantes para saúde cutânea, mas nenhum deles tem efeito isolado.


“Os antioxidantes presentes nas verduras, legumes e frutas protegem contra o envelhecimento precoce por inibir o efeito dos radicais livres, como o abacaxi, a laranja, o morango e etc. Os betacarotenos, como batata doce , mamão e manga aumentam a pigmentação da pele, protegendo da radiação. O ômega 3, presente no salmão de boa qualidade, tem ação anti-inflamatória e de proteção da barreira cutânea. Cabe frisar que suplementos derivados de proteína do leite e alimentação rica em açúcar podem piorar as peles acneicas”, destaca a médica.


A dermatologista ainda destaca que não tem idade para se cuidar da pele. “Na infância, a proteção solar já é um cuidado muito importante. Na adolescência, devido às mudanças hormonais, há necessidade de tratamentos mais específicos e, no adulto, os cuidados básicos devem ser mantidos associados aos tratamentos específicos”, complementa Maria Auxiliadora.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação