FLUTUANTE  LUA 1100 x 416 06112025
Aracaju (SE), 10 de novembro de 2025
POR: Grace Melo
Fonte: Grace Melo
Em: 10/11/2025 às 11:51
Pub.: 10 de novembro de 2025

Projeto "Velho Chico: Territórios Criativos” movimenta Santana do São Francisco esta semana

Feira de artesanato, oficinas educativas, ações ambientais, música, cinema e apresentação do Quinteto Sinfônico celebram cultura, economia criativa e sustentabilidade até 16 de novembro

Folheto Velho Chico - Imagem: Divulgação

De 10 a 16 de novembro, o município de Santana do São Francisco, em Sergipe, será palco do projeto “Velho Chico: Territórios Criativos”, produzido pelo Instituto Caravana, que propõe um diálogo entre economia criativa, cultura ribeirinha e sustentabilidade ambiental. A programação gratuita reunirá palestras, oficinas, feira de artesanato, apresentações artísticas, atividades ambientais e ações educativas voltadas à valorização do território e ao fortalecimento da identidade cultural regional.

Ao longo dos sete dias, a capital sergipana do artesanato de barro será palco de atividades culturais e formativas que integram arte, saberes populares e consciência ecológica. De 10 e 13 de novembro, mais de 1000 alunos da rede municipal de ensino participam de palestras e oficinas arte-educativas, com temas ligados ao patrimônio cultural ribeirinho, economia criativa e preservação ambiental. Já entre 14 e 16 de novembro, o público poderá visitar gratuitamente a 1ª Eco Feira Multicultural de Artesanato, que funcionará das 15h às 22h, no Espaço de Eventos da cidade, reunindo a produção artesanal, shows musicais, cinema ao ar livre e apresentação do Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

Com o Rio São Francisco como  eixo condutor, o projeto busca valorizar o patrimônio material e imaterial das comunidades ribeirinhas, apontando caminhos sustentáveis para o desenvolvimento da região. O Diretor do Instituto Caravana, Naum Simão, destaca que o evento nasce do encontro entre o potencial criativo da região com os desafios ambientais enfrentados pelo ´Velho Chico´. “Diante desse cenário, a economia criativa surge como alternativa capaz de gerar renda, fortalecer a identidade cultural e promover o uso responsável dos recursos naturais”.

Complementando as ações culturais, o projeto conta ainda com uma frente inédita de atividades ambientais no município. Entre as ações está o mapeamento e cadastro de nascentes, que já está em andamento e será realizado até 13 de novembro; o plantio de mudas nativas, promovendo o reflorestamento das margens do rio em trechos previamente definidos pela equipe técnica; e o registro fotográfico, documental e georreferenciamento da situação e conservação das margens do Velho Chico.

A iniciativa é realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio da TAG - empresa detentora da mais extensa rede de transporte de gás do Brasil. O projeto também conta com o apoio do Governo de Sergipe e Prefeitura Municipal de Santana do São Francisco, propondo um diálogo entre arte, educação, natureza e comunidade. O objetivo é promover o reconhecimento do território como espaço de criatividade e sustentabilidade, além de fortalecer o papel do artesanato local como expressão viva da identidade popular.

Sobre a TAG

A TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás do país, com mais de 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de 10 estados brasileiros. São cerca de 3.700 km na região costeira do Brasil – nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro –, e outros aproximados 800 km no Amazonas.

A Companhia tem como acionistas a ENGIE, com 50% de participação, importante player na transição energética global, com o propósito de acelerar a transição para uma economia neutra em carbono e que, no Brasil, é referência em energia 100% renovável, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Os demais 50% pertencem ao La Caisse, grupo de investimentos global com forte atuação no Brasil.

Programação completa

Segunda-feira (10/11)

  • 10h - Plantio de 100 mudas nativas nas margens do Rio São Francisco 

Terça-feira (11/11)

  • 10h - Palestra sobre a importância do Rio São Francisco e sua relação com o meio ambiente - Escola Municipal Afonso de Oliveira Fortes

Quarta-feira (12/11)

  • 14h - Oficina de produção de Podcast ambiental- Escola Municipal Agegislão Batista Martins

Quinta-feira (13/11)

  • 10h - Palestras sobre conservação do Rio São Francisco - Escola Municipal Amarise Soares Cavalcante

Eco Feira Multicultural

Sexta-feira (14/11)

  • 10h - Entrega dos estandes com o kit do artesão e orientação sobre o funcionamento da feira, por Suzana Souza - Diretora Executiva do Instituto Caravana
  • 11h - Palestra sobre Sustentabilidade no Agronegócio com Cristiano Silva do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - (Senar)
  • 12h - Palestra sobre Pesca no Rio São Francisco com a Dra. Jeisikailany Oliveira - Universidade Federal de Sergipe
  • 13h - Palestra sobre Apicultura e Meliponicultura Profissional no Estado de Sergipe com a Pâmela Conceição - Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Sergipe (Asmase)
  • 14h - Palestra sobre Precificação de Artesanato com o Sebrae
  • 15h - Abertura oficial com fala de Autoridades, Parceiros e Patrocinadores com apresentação da Secretaria de Meio Ambiente (Elisangela Bastos)
  • 16h - Apresentação Musical do DJ Local Welitinho
  • 19h - Grupo de Capoeira Raízes de Vila Nova Neópolis
  • 20h - Apresentação Musical de Maxilene Cruz (Voz e violão - MPB)

Sábado (15/11)

  • 6h - Velho Chico Run
  • 10h - Palestra sobre Segurança Alimentar e Nutricional com Ana Patrícia, Engenheira de Alimentos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe - Emdagro
  • 11h - Palestra sobre os desafios, impactos e mistérios submersos do plástico no Rio São Francisco, com o Professor Icaro Freire - Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento do Baixo São Francisco Sergipano
  • 12h - Oficina de Olaria com Wellington Noe, do Grupo Carrapicho
  • 15h - Apresentação Musical do Artista Kenny Pietro - MPB e pagode
  • 17h - Apresentação do grupo Guerreiro do Mundeu da Onça oferecido pela Secretaria de Cultura de Neópolis/SE
  • 18h - Apresentação Musical do DJ Local Welitinho
  • 20h - Apresentação Musical do Grupo Kiphop (trio com repertório de MPB, RAP, Samba e Pagode)

Domingo (16/11)

  • 10h - Mesa Redonda sobre Turismo Ecológico com Genilson
  • 15h - Sessão de Homenagem da Primeira Eco Feira Multicultural Velho Chico
  • 17h - Apresentação Musical do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica de Sergipe
  • 18h - Exibição Cultural de Grupo Folclórico oferecido pela FUNCAP - Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe
  • 19h - Exibição de Cinema com Apresentação de Curtas Metragem oferecido pela FUNCAP - Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação