Prefeitura assina acordo com empresa de inteligência artificial e impulsiona emprego de alta qualificação em Socorro
Este projeto visa posicionar todo estado na liderança em tecnologia de dados e acelerar a inovação para a força de trabalho local

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Especial da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), assinou um Memorando de Entendimento (MOU), junto a Straits AI Supercluster Pte Ltd para construir um Parque de Infraestrutura de Dados e Instituto de IA Aplicada no município, impulsionando empregos de alta qualificação. Este projeto visa posicionar todo estado na liderança em tecnologia de dados e acelerar a inovação para a força de trabalho local.
O prefeito, Samuel Carvalho, explicou que a administração municipal vai colaborar com a logística de instalação da empresa na cidade, tendo em vista os benefícios para a população, no que diz respeito à qualificação profissional. “Será instalado um polo acadêmico de pesquisa com foco prático. Esse projeto vai acelerar a inovação que já faz parte da nova história de Socorro, permitindo que a cidade cresça economicamente, alinhando a infraestrutura com o talento”, disse.
O secretário especial de Inovação de Socorro, Luan Araújo, conta que o Parque de Infraestrutura de Dados servirá como um hub regional para processamento seguro, atraindo parceiros multinacionais, provedores de nuvem e empresas nativas de Inteligência Artificial. “Esta parceria deverá gerar empregos de qualidade em tecnologia, operações e educação, formando cientistas de dados, pesquisadores de IA, engenheiros de software, técnicos de data center, especialistas em cibersegurança, gestores de infraestrutura, entre outros”, detalhou Luan.
O representante da Straits AI Supercluster Pte Ltd, Roger Simões, disse que a instalação do polo está em fase de diligências para poder executar todo plano de viabilidade e captação de investimento.
"Faremos um investimento de cerca de 500 milhões de dólares para toda a região de Socorro. A zona de data center trará receitas para Nossa Senhora do Socorro, atraindo capital humano ultra qualificado. Além disso, o plano é, também, formar centenas de jovens todos os anos em áreas de inteligência artificial. É um benefício amplo em tecnologia e inovação para o município. Essa parceria estabelece a base para o futuro orientado por dados de Sergipe e do Brasil”, afirma Roger.