Aracaju (SE), 08 de agosto de 2022
POR: Juliana Almeida
Fonte: Assessoria do Evento
Em: 06/07/2022 às 09h21
Pub.: 06 de julho de 2022

Renantique realiza concerto didático em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil


O Conjunto de Música Antiga Renantique realiza mais um concerto da série ‘Ouvindo a História’, agora em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. O evento será realizado no Palácio-Museu Olímpio Campos, dia 07 de julho, às 16h30. A série traz concertos didáticos nas igrejas e museus em Sergipe e foi contemplado através do edital 04/2021 ‘Apoio às Iniciativas Culturais’ da FUNCAP – Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe.


Renantique realiza concerto didático em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil - Imagem: Divulgação

Renantique realiza concerto didático em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil - Imagem: Divulgação


O Renantique apresentará um repertório alusivo aos 200 anos da Independência do Brasil: De Portugal medieval ao Brazil imperial | Cantigas, vilancicos, romances luso-brasileiros, lundus & modinhas, nesse novo repertório. O grupo fará uma jornada musical de mais de três séculos, partindo de Portugal medieval com as Cantigas de Amigo, passando pelos vilancicos portugueses do séc. XVI, os romances luso-brasileiros que são um grande elo entre a literatura e a música, assim como, os lundus e modinhas que também foram cantados em Portugal e no Brasil no período colonial e a música no Brasil Império.


“Com um caráter didático, não apenas na área musical, o concerto também está inserido como uma atividade de Educação Patrimonial, ou seja, uma ação educativa para promover o conhecimento e a preservação do patrimônio histórico e artístico da nossa capital ao comemorar os seus 167 anos, em 17 de março. Isto se junta aos 200 anos da Independência do Brasil e a Emancipação Política de Sergipe, devido ao processo que seguiu desde 1820 até 1822”, destaca o diretor artístico do grupo, Emmanuel Vasconcellos.


O segundo concerto da série ‘Ouvindo a História’ acontece no dia 03 de setembro, no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, às 17h, com entrada franca. Para esses dois concertos, o Renantique conta com a participação do historiador João Mouzart de Oliveira que apresentará a linha do tempo da História de Sergipe desde o período colonial.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação