FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 31 de outubro de 2025
POR: MPSE
Fonte: MPSE
Em: 24/09/2025
Pub.: 25 de setembro de 2025

MPSE articula órgãos de fiscalização para regular comércio na faixa de areia da Orla de Atalaia

MPSE articula órgãos de fiscalização para regular comércio na faixa de areia da Orla de Atalaia - Foto: Reprodução | MPSE

O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da 10ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, especializada em Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, tem conduzido uma série de audiências com representantes de órgãos municipais e estaduais para tratar das irregularidades relacionadas ao comércio realizado na faixa de areia da Orla de Atalaia, em Aracaju.

As reuniões, realizadas nos dias 2 e 18 de setembro, tiveram como objetivo alinhar medidas para coibir práticas que desrespeitam normas sanitárias, ambientais e urbanísticas, garantindo a proteção da saúde da população, a preservação do espaço público e o ordenamento urbano.

Durante as audiências, foram identificados problemas como a manipulação e preparo inadequado de alimentos na areia da praia, descarte irregular de resíduos, utilização de veículos em locais proibidos, além da existência de estruturas irregulares e até de poços artesianos sem autorização.

A Vigilância Sanitária apresentou relatórios apontando as condições precárias de higiene nas barracas e reiterou a impossibilidade de permanência do preparo de alimentos no local. Já a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) destacou a inexistência de autorização para instalação de barracas na areia e informou que estuda a implementação de um projeto de concessão de carrinhos padronizados com ‘ombrelones’, como alternativa de regularização.

Também participaram representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Guarda Municipal, que reforçaram a importância da fiscalização conjunta. A Promotora de Justiça responsável pela condução do procedimento, Juliana Checcucci Carballal, orientou que novas inspeções sejam realizadas antes da adoção de medidas mais rigorosas, como a demolição de estruturas irregulares, garantindo, ao mesmo tempo, a informação e o diálogo com os comerciantes.

O MPSE determinou que os órgãos apresentem relatórios das fiscalizações realizadas e oficiou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) para apurar a existência de poços artesianos sem licença. Além disso, foram designadas novas audiências com os ambulantes da Praia da Cinelândia, de modo a ampliar o processo de diálogo e assegurar a transparência das medidas adotadas.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação