Aracaju (SE), 19 de agosto de 2022
POR: Assessoria Seduc SE
Fonte: Assessoria Seduc SE
Em: 21/07/2022 às 00h00
Pub.: 22 de julho de 2022

Editora Seduc: 45 obras inéditas estão na biblioteca digital


Editora Seduc: 45 obras inéditas estão na biblioteca digital - Foto: Seduc SE

Editora Seduc: 45 obras inéditas estão na biblioteca digital - Foto: Seduc SE

Um tesouro de conhecimento. É assim que a Secretaria de Estado da Educação classifica a biblioteca virtual disponibilizada para o público nesta quinta-feira, 21, cujo acervo contém 45 obras literárias e científicas inéditas produzidas por alunos e professores. Os livros com a temática de História de Sergipe, Paradidáticos e Saberes em Gestão Educacional podem ser acessados, gratuitamente, por meio do endereço editora.seduc.se.gov.br, no link “Coleções e Livros”, e fazem parte das publicações do Programa Editorial da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura.


De acordo com o coordenador da Editora Seduc, professor Sidney Menezes, as coleções de livros foram idealizadas para atender, primordialmente, às necessidades de estudantes e professores das redes estadual e municipais sergipanas, no tocante ao sonho de socializar as obras culturais através da publicação. “As obras lançadas em maio agora contam com o acesso digital para que a informação seja mais democrática. São 45 títulos, cinco dos quais foram produzidos por alunos da rede estadual e outros 40 por professores das redes estadual e municipais selecionadas por meio do edital 21/2021”, disse.


Algumas obras constituem livros científicos resultantes de dissertações de mestrado e teses de doutorado, livros de poemas, contos e crônicas escritos por estudantes e professores, livros de desenho produzidos por estudantes deficientes, livros paradidáticos produzidos por professores, entre outros. São alguns dos títulos disponibilizados dentre as 45 obras: “Lú Spineli, Operária da Dança”, ‘A História da Região Sul de N. S. das Dores Contada em Versos”, “Passos e (Des) compassos da Educação do Povo Negro à Educação Escolar Quilombola: Silenciamentos e Trajetórias de Militâncias”, “Rompendo o Silêncio: Histórias de Vida na Educação de Jovens e Adultos”, “Aglaé D’Avila Fontes: Um capítulo na História do Teatro Sergipano” e “O Garoto que Vê matemática em Tudo”.


O professor Wanderlei Menezes, do Colégio Estadual “Professor Artur Fortes”, em Carira, e autor História da Capitania de Sergipe ressalta que através da publicação digital de 45 obras inéditas pelo programa, constitui-se um relevante serviço na divulgação da produção literária e científica de professores e alunos. “Será uma ação lembrada nos próximos anos, pois os exemplares estarão disponíveis nas bibliotecas escolares e digitalmente”, disse.


Para o professor Carlos Alexandre, autor do livro “A História da Região Sul de N. S. das Dores Contada em Versos”, através do Programa Editorial, constrói-se um canal de publicação de obras de professores e estudantes das redes estadual e municipais, possibilitando que o processo de escrita destes escritores possa chegar ao chão da escola, via bibliotecas escolares, e adaptando-se ao contexto digital. Segundo ele, muitos leitores são ávidos adeptos da leitura do livro digital. “Bom visualizar esta ação da Secretaria. Disseminar a leitura é um ato que transforma a vida social e intelectual do indivíduo”, destaca.


Além da biblioteca digital, a Seduc disponibilizou uma tiragem inicial de 250 exemplares por título, em um total de 11.250 publicações. Para tanto, foram investidos recursos na ordem de R$106.050,00. “Uma das metas do programa de incentivo fomentado pela Seduc é dar visibilidade aos trabalhos que são produzidos na rede pública de ensino de Sergipe. A gente fecha esse ciclo da produção editorial de 2020 e 2021, frisando que esses foram anos de pandemia e que, ainda assim, conseguimos realizar esse feito. Lembramos que estamos recebendo submissão de obras para o processo seletivo de 2022, por meio do edital 13/2022 que já foi expedido, com potencial para lançar muito mais obras”, afirmou Sidney Menezes.


Para a submissão de novas obras, a Seduc disponibilizou em março o edital nº 13/2022. Veja o edital completo.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação