Aracaju (SE), 23 de janeiro de 2026
POR: Assessoria Seduc SE
Fonte: Assessoria Seduc SE
Em: 21/07/2022
Pub.: 22 de julho de 2022

Editora Seduc: 45 obras inéditas estão na biblioteca digital

Editora Seduc: 45 obras inéditas estão na biblioteca digital - Foto: Seduc SE

Editora Seduc: 45 obras inéditas estão na biblioteca digital - Foto: Seduc SE

Um tesouro de conhecimento. É assim que a Secretaria de Estado da Educação classifica a biblioteca virtual disponibilizada para o público nesta quinta-feira, 21, cujo acervo contém 45 obras literárias e científicas inéditas produzidas por alunos e professores. Os livros com a temática de História de Sergipe, Paradidáticos e Saberes em Gestão Educacional podem ser acessados, gratuitamente, por meio do endereço editora.seduc.se.gov.br, no link “Coleções e Livros”, e fazem parte das publicações do Programa Editorial da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura.

De acordo com o coordenador da Editora Seduc, professor Sidney Menezes, as coleções de livros foram idealizadas para atender, primordialmente, às necessidades de estudantes e professores das redes estadual e municipais sergipanas, no tocante ao sonho de socializar as obras culturais através da publicação. “As obras lançadas em maio agora contam com o acesso digital para que a informação seja mais democrática. São 45 títulos, cinco dos quais foram produzidos por alunos da rede estadual e outros 40 por professores das redes estadual e municipais selecionadas por meio do edital 21/2021”, disse.

Algumas obras constituem livros científicos resultantes de dissertações de mestrado e teses de doutorado, livros de poemas, contos e crônicas escritos por estudantes e professores, livros de desenho produzidos por estudantes deficientes, livros paradidáticos produzidos por professores, entre outros. São alguns dos títulos disponibilizados dentre as 45 obras: “Lú Spineli, Operária da Dança”, ‘A História da Região Sul de N. S. das Dores Contada em Versos”, “Passos e (Des) compassos da Educação do Povo Negro à Educação Escolar Quilombola: Silenciamentos e Trajetórias de Militâncias”, “Rompendo o Silêncio: Histórias de Vida na Educação de Jovens e Adultos”, “Aglaé D’Avila Fontes: Um capítulo na História do Teatro Sergipano” e “O Garoto que Vê matemática em Tudo”.

O professor Wanderlei Menezes, do Colégio Estadual “Professor Artur Fortes”, em Carira, e autor História da Capitania de Sergipe ressalta que através da publicação digital de 45 obras inéditas pelo programa, constitui-se um relevante serviço na divulgação da produção literária e científica de professores e alunos. “Será uma ação lembrada nos próximos anos, pois os exemplares estarão disponíveis nas bibliotecas escolares e digitalmente”, disse.

Para o professor Carlos Alexandre, autor do livro “A História da Região Sul de N. S. das Dores Contada em Versos”, através do Programa Editorial, constrói-se um canal de publicação de obras de professores e estudantes das redes estadual e municipais, possibilitando que o processo de escrita destes escritores possa chegar ao chão da escola, via bibliotecas escolares, e adaptando-se ao contexto digital. Segundo ele, muitos leitores são ávidos adeptos da leitura do livro digital. “Bom visualizar esta ação da Secretaria. Disseminar a leitura é um ato que transforma a vida social e intelectual do indivíduo”, destaca.

Além da biblioteca digital, a Seduc disponibilizou uma tiragem inicial de 250 exemplares por título, em um total de 11.250 publicações. Para tanto, foram investidos recursos na ordem de R$106.050,00. “Uma das metas do programa de incentivo fomentado pela Seduc é dar visibilidade aos trabalhos que são produzidos na rede pública de ensino de Sergipe. A gente fecha esse ciclo da produção editorial de 2020 e 2021, frisando que esses foram anos de pandemia e que, ainda assim, conseguimos realizar esse feito. Lembramos que estamos recebendo submissão de obras para o processo seletivo de 2022, por meio do edital 13/2022 que já foi expedido, com potencial para lançar muito mais obras”, afirmou Sidney Menezes.

Para a submissão de novas obras, a Seduc disponibilizou em março o edital nº 13/2022. Veja o edital completo.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação