Aracaju (SE), 08 de agosto de 2022
POR: Prefeitura de Estância
Fonte: Prefeitura de Estância
Em: 30/06/2022 às 04h41
Pub.: 04 de julho de 2022

Estância finaliza os festejos juninos e se consolida como roteiro preferido pelos turistas


Milhares de turistas visitaram a cidade de Estância durante os 30 dias do ciclo junino, uma festa que se difere dos demais municípios pela sua essência cultural e  diversidade, tendo como carro chefe o Barco  que voa, rasgando o céu estanciano e arrancando aplausos  dos nativos e visitantes que se encantam a cada vez que assistem ao majestoso barco de fogo desfilando pelo arame. O São João de Estância foi iniciado dia 31 de maio com um grande arrastão cultural, bênção da fogueira e  um mega show no forródromo. O desfecho se deu na madrugada desta quinta-feira, dia 30, com casa lotada e um sentimento de quero mais que tomou conta de todos que assistiram aos shows que selaram esta festa de cultura, diversidade e pertencimento.


Estância finaliza os festejos juninos e se consolida como roteiro preferido pelos turistas - Foto: Prefeitura de Estância

Estância finaliza os festejos juninos e se consolida como roteiro preferido pelos turistas - Foto: Prefeitura de Estância


“A cada dia de festa nós percebíamos o quanto Estância se tornava o destino preferido dos turistas que vieram de todos os cantos, de norte a sul do pais e além fronteiras. Tivemos norte-americanos, mexicanos, africanos e tantas outras nações que se encantaram com a nossa riqueza cultural”, disse o prefeito Gilson Andrade.


A secretária municipal da Cultura e Turismo, Lidiane Nobre, destacou que o município investiu pesado mara manter as tradições vivas, ofertando grandes shows, mas, sem abrir mão dos artistas e espetáculos que simbolizam a identidade do estanciano. “Tivemos grande artistas em nossa programação, como Mestrinho, Baby Som, Mastruz com Leite,  Xandy Avião, mas, fizemos questão de mantermos a nossa essência em evidência, com apresentações diárias de batucadas juninas, quadrilhas, trios pé de serra  e bandas locais, além do Barco de Fogo e das espadas que todos os dias arrastaram uma multidão para o nosso arraiá.


A programação do São João mais cultural de Sergipe contou com diversos concursos juninos, a exemplo dos concursos para escolha das rainhas do São João Kids, Mirim e Adulta; concurso do melhor licor, da comida típica e da rua mais enfeitada. Um multidão lotou o forródromo para assistir ao concurso do melhor Barco de  Fogo e também foi realizado concurso para escolher a espada e o buscapé campeão do São João 2022.


De forma inédita, o poder público municipal descentralizou as festividades, levando shows musicais e o tradicional concurso do licor para o Bairro Cidade Nova. As comunidades rurais e o litoral também foram contemplados com a realização do forró no campo. 


O sucesso do São João foi evidente e com frequência noticiado em telejornais locais e nacionais. O que contribuiu e muito para o aumento no número de ônibus de turistas que de dirigiram até o município para conhecerem o carro chefe dos festejos, o Barco de  Fogo.


“Durante todo o mês foi intensa a presença de turistas em nosso arraiá, a exemplo da última segunda feira,27, data onde recebemos um ônibus com 40 cariocas que vieram até a nossa cidade exclusivamente para conhecer o tão propagado barco”, disse Allan Alberto, secretário adjunto da Cultura e Turismo.


Além de realizar 30 dias intensos de festas, evento que movimentou a economia local, a Prefeitura fez questão de pagar de forma antecipada os salários dos servidores, injetando milhões de reais que contribuíram ainda mais para o aquecimento do comércio e  a geração de emprego e renda. 


Passados os 30 dias de festa, Estância agora se prepara para desarmar seu arraiá e continuar com a locomotiva de obras e ações que fazem do município não só a cidade do São João Mais cultural de Sergipe, mas a cidade que pensa e investe em ações que visam o bem-estar do seu povo, a qualidade de vida da sua gente e a satisfação da sua população. Enquanto o dia 31 de maio de 2023 não chega, é hora de acelerar o ritmo e  continuar presenteando as comunidades com as obras e ações que elas tanto almejam.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação