Aracaju (SE), 30 de junho de 2022
POR: Genílson Máximo
Fonte: Parabólica News
Em: 18/05/2022 às 00h00
Pub.: 19 de maio de 2022

O Barco de Fogo de Estância faz pulsar de alegria o coração do Brasil


O Barco de Fogo de Estância faz pulsar de alegria o coração do Brasil - Foto: Parabólica News

O Barco de Fogo de Estância faz pulsar de alegria o coração do Brasil - Foto: Parabólica News

Madeira leve, papel, cola, espadas, rojões, estopim, pólvora, roldana, são componentes que engendram um dos inventos do aspirante de marinheiro, Antônio Francisco da Silva Cardoso (Chico Surdo), inventor do Barco de Fogo, o qual se configurou como uma das maiores atrações dos festejos juninos do município de Estância (SE), que faz esbugalhados os olhares daqueles que correm para ver o artefato navegar no arame.


Preso a uma haste de aproximadamente 300 metros de extensão, o barco de fogo, na sua plenitude, rasga o véu da noite e deixa para trás um rastro de fogo, de cores, que faz lembrar a cauda de um cometa, feito que enche os corações dos espectadores de abissal contentamento.


Este espetáculo, depois de dois anos adormecido nos paióis dos fogueteiros, por conta da pandemia da Covid-19, foi “degustado” na noite dessa terça-feira (17), na Praça Barão do Rio Branco, com a soltura de dois barcos que selavam o lançamento da Programação Junina de 2022, anunciada em restaurante da cidade, onde o prefeito Gilson Andrade revelou o conteúdo.


Na noite do próximo dia 11 de junho, Dia Estadual do Barco de Fogo, está programada, de acordo com o prefeito, a soltura de onze barcos na Praça Barão do Rio Branco. De autoria do deputado Gilson Andrade, a Lei nº 7.301/2011 instituiu essa data no calendário oficial do estado de Sergipe como uma forma de homenagear o criador Chico Surdo.


Diante da programação apresentada, Estância será o melhor roteiro deste São João no que tange a uma programação cultural e traz no menu: cortejo cultural, bênção da fogueira, feira de cultura e arte, batucadas, trios de forró, concurso da rainha, concurso do melhor buscapé, procissão, entre outros. No dia 31 de maio será realizada a salva junina, uma espécie de “prato de entrada”, a partir daí até o dia 29 de junho é só folguedo, é só rojão!


Para engrossar o caldo, a prefeitura irá construir cenário cenográfico com temas juninos onde será montado o Centro das Atrações Culturais, erguido na Praça Barão do Rio Branco, onde também serão comercializadas comidas e bebidas típicas que listam o cardápio do período, bem como é possível arear a fivela, gastar sola de sapato, dançar muito forró.


Aqueles que querem curtir um São João com atrativos culturais Estância é o melhor roteiro,  onde o barco de fogo contagia os corações e faz a cidade ostentar o título de Capital Brasileira do Barco de Fogo.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação