Aracaju (SE), 05 de julho de 2022
POR: Assessoria de Imprensa
Fonte: Assessoria de Imprensa
Em: 14/03/2022 às 00h00
Pub.: 15 de março de 2022

Galera do Click Aju apresenta a exposição no RioMar Shopping


Em celebração ao aniversário de Aracaju e Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorados em 17 e 21 de março, respectivamente, o RioMar Aracaju acolhe a exposição fotográfica ‘Aracaju 167 anos, meu lugar favorito’. A mostra é resultado do trabalho dos alunos da escola de fotografia Galera do Click Aracaju, projeto que conta com a coordenação do Instituto Iluminar, ONG que possui como missão levar acessibilidade para pessoas com deficiência em Sergipe.


Galera do Click Aju apresenta a exposição fotográfica para celebra o aniversário da capital e o Dia Internacional da Síndrome de Down (Foto: Divulgação)

Galera do Click Aju apresenta a exposição fotográfica para celebra o aniversário da capital e o Dia Internacional da Síndrome de Down (Foto: Divulgação)


A exposição, que retrata os locais de Aracaju preferidos para passeios e lazer dos alunos, irá apresentar cerca de 50 imagens capturadas por 16 jovens com Síndrome de Down e ficará em cartaz no shopping de 17 a 31 de março, no segundo piso, em frente à loja Camicado.


“Essa homenagem a Aracaju estava programada desde o ano passado, mas precisamos suspendê-la em virtude da pandemia. O tema da mostra foi escolhido pelos alunos e apresenta o retrato afetivo dos lugares que eles gostam de frequentar”, pontua Saulo Coelho, coordenador voluntário do projeto Galera do Click. Entre as fotos, imagens da Orla da Atalaia, shopping e parques se destacam.


A expo ‘Aracaju 167 anos, meu lugar favorito’ poderá ser visitada no mesmo horário de funcionamento do RioMar, ou seja, de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos e feriados das 12h às 21h. O acesso é gratuito.


Dia Internacional da Síndrome de Down
A data está no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo conscientizar pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 300 mil pessoas com a síndrome.


A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma falha genética que acontece na divisão celular do óvulo, e que resulta num par a mais do cromossomo 21 – chamada trissomia. Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos indicam a importância da inclusão destas pessoas na vida escolar, profissional e na sociedade de modo geral. Isso porque a inclusão aumenta a possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar a necessidade de respeito às diferenças.


Galera do Click
O projeto nasceu em São Paulo, em 2013, e tem como principal objetivo inserir jovens com deficiência intelectual no mercado de trabalho. Nas aulas de fotografia, os alunos são recebem noções do universo audiovisual como iluminação, composição, enquadramento e direção. O curso também estimula a criatividade, percepção sobre o outro, o olhar de cada um sobre o mesmo foco e trabalha a autonomia e senso de responsabilidade.


Além de São Paulo, Sergipe o único estado brasileiro que mantém uma unidade da escola Galera do Click. Por aqui, o projeto tem à frente Ana de Fátima Aribé, ativista social que atua como presidente do Instituto.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação