Aracaju (SE), 05 de julho de 2022
POR: Raio Gomes
Fonte: Assessoria
Em: 17/02/2022 às 16h56
Pub.: 17 de fevereiro de 2022

Canto Ancestral: Jaque Barroso lança single que reverencia as raízes de matriz africana


Composta em parceria com o babalaxé Reginaldo Flores, nova música abre alas para o lançamento de “Descalça Entre Mundos”, primeiro disco solo de Jaque Barroso.


Canto Ancestral: Jaque Barroso lança single que reverencia as raízes de matriz africana (Imagem: Divulgação)

Canto Ancestral: Jaque Barroso lança single que reverencia as raízes de matriz africana (Imagem: Divulgação)


A cantora sergipana Jaque Barroso não para de trazer novidades para a música afrourbana brasileira. Desta vez, ela uniu forças com o babalorixá, dançarino e multiartista Reginaldo Flores, e apresenta o single Canto Ancestral, disponível nas plataformas digitais a partir das 00h desta sexta-feira (17).


A canção une as sonoridades do reggae, dancehall e steppa às vertentes eletrônicas afrofuturistas. Os versos da canção fazem reverência à origem ancestral negra e enaltecem raízes de matriz africana, apresentando protagonismo e respeito à cultura afrobrasileira e aos seus antepassados.


"Fiz essa canção como forma de agradecimento aos meus ancestrais, todos e todas que vieram antes de mim e que me protegem, me dão forças e me acompanham, também quis trazer um pouco do cotidiano da minha vivência no candomblé, religião da qual faço parte, para homenagear a minha ancestralidade e trazer à tona a importância da manutenção e preservação da nossa cultura e tradição negra”, conta Jaque.


Com versos cantados em português e em yorubá - língua falada em países como a Nigéria e mantida viva no Brasil graças aos terreiros de candomblé de origem nagô. Além da composição, Reginaldo Flores, sacerdote e fundador do terreiro Ilé Àse Òpó Osogunlade também empresta sua voz potente à canção.


“Construir os versos com a participação do meu babalorixá foi uma experiência linda que levarei para minha vida toda. Espero que essa canção chegue como um acalanto ao coração dos ouvintes”, deseja a cantora.


A produção musical é assinada por Selecta Etnia e as bases eletrônicas foram construídas pela Radiola Jamaicana em parceria com Brasilica Dubs.


Sobre Jaque Barroso
Jaque Barroso é uma cantora e compositora sergipana que se dedica a unir as vertentes musicais do nordeste como o Coco, o Samba de Pareia e o São Gonçalo às batidas eletrônicas afrofuturistas. Com seu timbre único, conquistou plateias de shows e festivais em todo o Brasil. Em 2021 foi uma das artistas mais votadas pelo público para se apresentar no SESC Canção.


Jaque Barroso foi vencedora do Prêmio “Destaque Cultura Sergipe” na categoria de Cantora Revelação em 2016. Desde o lançamento do seu projeto solo em 2018, Jaque realizou duas turnês em São Paulo, uma em 2019 e outra em 2021, onde tocou em casas de show como o “Mundo Pensante” ,”Aparelha Luzia” e “Torneira Bar” e no Festival Dub Experience”.
Ela  foi  citada  no site internacional ‘RVM Music’ com a canção “Banho de Quilombo” como  uma das melhores músicas dançantes na playlist “Music for the Dancers” ao lado de nomes como Childish Gambino, Dove Cameron, Ozuna & Ovi, Becky Hill,Major Lazer, entre outros.


Sobre Reginaldo Daniel Flores
Nascido na Ilha de Itaparica (BA), Reginaldo tem uma longa trajetória nas artes negras. Bailarino renomado, conhecido no mundo da dança como Conga, constituiu, no início dos anos 2000 o terreiro Ilé Asé Òpó Osogunladé, em São Cristóvão, Sergipe. Neste território sagrado, Reginaldo leva adiante as tradições que pôde absorver diretamente de sua infância como criança nos candomblés de Itaparica, e também em Salvador, como filho de santo de Mãe Stella de Oxóssi, e afilhado de Deoscóredes Maximiliano dos Santos, Mestre Didi.


Link para a música: https://youtu.be/Zyc1tv1K29I

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação