Aracaju (SE), 23 de maio de 2022
POR: Assessoria Maria Mendonça
Fonte: Assessoria Maria Mendonça
Em: 21/12/2021 às 12h11
Pub.: 21 de dezembro de 2021

Biscoito Bricelet é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe


Sancionada recentemente pelo Governo do Estado, lei é resultado de um PL de autoria da deputada Maria Mendonça (PSDB).


Deputada estadual Maria Mendonça (Foto: Assessoria Maria Mendonça)

Deputada estadual Maria Mendonça (Foto: Assessoria Maria Mendonça)


O "Bricelet", biscoito fino produzido no Município de São Cristóvão, é oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe. O título foi conferido pela Lei 8.931/2021, sancionada recentemente pelo Governo do Estado, a partir de um Projeto de Lei Ordinária de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). 


“É uma satisfação muito grande ver uma propositura nossa ser transformada em lei, considerando que esse biscoito deixou de ser somente a fonte econômica que mantinha o Orfanato da Imaculada Conceição, passando a ser uma iguaria que representa, também, toda uma cultura da primeira capital de Sergipe”, comemorou a deputada. 


Maria, ao explicar sua iniciativa, ressaltou a história do biscoito, que tem origem Suíça e é herança das freiras beneditinas que viveram enclausuradas na antiga Santa Casa de Misericórdia, construída no estilo Barroco, no início do século XVIII e que funcionou primeiro como um Hospital de Caridade. “Em 1911, ela se tornou um Asilo para 11 anos mais tarde, tornar-se um orfanato, que era de responsabilidade das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição”, contou a parlamentar. 


De acordo com ela, a fabricação do biscoito foi fundamental para a sobrevivência dos conventos, “pois, a partir de 1834, com a extinção de ordens religiosas, foi ele que possibilitou a continuidade do lar dessas crianças órfãs até 2017”. 


Produção
O Bricelet é atualmente produzido por ex-funcionários do orfanato. Uma das lojas mais famosas que vende a guloseima fica localizada no Centro Histórico de São Cristóvão e tem como nome “A Casa dos Bricelets”. “Além da enorme qualidade desses biscoitos, que possuem uma massa leve, o sabor de laranja e derretem na boca, essa iguaria sergipana é um alimento que possui uma história rica e traduz a força de vontade e a ligação da economia com a fé do povo são cristovense”, afirmou Maria.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação