Aracaju (SE), 23 de maio de 2022
POR: Juliana Almeida
Fonte: Assessoria do Evento
Em: 15/12/2021 às 14h53
Pub.: 15 de dezembro de 2021

Conjunto de Música Antiga Renantique realiza apresentação natalina na Orla Pôr do Sol


Conjunto de Música Antiga Renantique realiza apresentação natalina na Orla Pôr do Sol (Imagem: Divulgação)

Conjunto de Música Antiga Renantique realiza apresentação natalina na Orla Pôr do Sol (Imagem: Divulgação)


A natividade na música medieval e renascentista. Este é o tema da apresentação especial de natal que o Conjunto de Música Antiga Renantique realiza na Orla Pôr do Sol, no próximo sábado, dia 18, às 18h. O repertório apresenta medieval carols, vilancicos de natal e canções tradicionais natalinas.


O Medieval Carol é uma canção estrófica medieval, em inglês ou latim, que começa com um burden (refrão) repetido após cada estrofe e em tempos mais recentes, por volta dos séculos XV e XVI, uma canção associada principalmente ao Natal.  O Carol, relacionado ao Carole francês, teve origem no século XII como uma canção para dançar. A maior parte dos textos medievais remanescentes trata de temas religiosos ou morais, muitas vezes falando sobre a época do Natal. Mas também eram apropriados para festas e procissões seculares, onde eram cantados com melodias populares.


Os medieval carols são parte importante do repertório de Natal do Renantique, sendo um dos mais conhecidos o carol "Nowell, nowell, Nowell! This is the salutacyon of the angell Gabryell", que narra a anunciação do arcanjo São Gabriel à Virgem Maria. O repertório do Renantique também é composto por vilancicos ibéricos renascentistas que celebram a chegada do menino Jesus e músicas tradicionais do natal como Noite Feliz.


De acordo com o diretor artístico do grupo, Emmanuel Vasconcellos, o concerto de natal em um lugar bem significativo para os aracajuanos e turistas, como é a Orla Pôr do Sol, celebra os 25 anos do Renantique cada vez mais próximo do público. “Estamos muito felizes com esse repertório especial de natal que montamos para essa apresentação. Fizemos uma dedicada pesquisa para trazer canções que celebram esse momento tão importante e que sempre foi festejado através dos séculos, pela música”, destaca.


A apresentação natalina do Renantique faz parte do edital Coros Natalinos, executado pela Prefeitura de Aracaju e Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), com recursos federais destinados através da Lei Aldir Blanc.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação