Aracaju (SE), 16 de janeiro de 2026
POR: Assessoria Maria Mendonça
Fonte: Assessoria Maria Mendonça
Em: 18/10/2021 às 13:00
Pub.: 18 de outubro de 2021

Mangabas e ofício de catadoras podem ser considerados Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe

Deputada Maria Mendonça (Foto: Assessoria Maria Mendonça)

Deputada Maria Mendonça (Foto: Assessoria Maria Mendonça)

Uma iniciativa das deputadas Maria Mendonça (PSDB) e Gracinha Garcez (PSD) sugere declarar Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, as mangabas e o ofício das catadoras dessa fruta, responsável pela geração de renda e sustento de inúmeras famílias sergipanas. “Nada mais justo que fazermos esse reconhecimento, pois o extrativismo da mangaba é uma realidade que movimenta a economia de vários municípios e, porque não dizer, do Estado como um todo”, apontou Maria, destacando que Sergipe é o maior produtor brasileiro do fruto da mangabeira.

A parlamentar lembrou que as catadoras moram próximo ao encontro da foz dos rios Piauí e Real, predominantemente entre os limites de Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Estância e vão até a foz do Rio São Francisco, chegando ao município de Brejo Grande. “Essas catadoras multiplicaram os seus conhecimentos e passaram a produzir inúmeros produtos a partir da fruta da mangaba, dentre eles, bala, licor, trufa, geleia, mousse e biscoito”, disse, lembrando que o projeto vem sendo realizado através das Associações nos municípios de Indiaroba, Japaratuba, Barra dos Coqueiros, Estância, Pirambu e Aracaju.

O papel das catadoras no contexto social foi fruto de vários estudos de casos e pesquisas, considerando a importância do trabalho que exercem. Elas estão organizadas em 61 comunidades de 56 povoados localizados em várias partes do Estado de Sergipe. “São mulheres que vivem uma luta hercúlea para a garantia dos seus direitos, especialmente, o de produzir”, afirmou Mendonça.

Origem
Para além da mangaba, salientou Maria, o grupo também faz uso de outras frutas da restinga, como cambuí, murici, araçá, goiaba, manga, caju, abacaxi, maracujá, dentre várias outras. “Essas catadoras são orgulho para o povo sergipano e brasileiro”, considerou a deputada, falando da luta que elas mulheres enfrentam para manter e ampliar o ofício.

O nome mangaba é de origem indígena e significa “coisa boa de comer”. É uma fruta preponderante em nosso território sergipano, que é rica em vitamina A, B1, B2 e C, além de ferro, fósforo, cálcio e proteínas podendo ser consumida de inúmeras formas, inclusive, in natura quando madura.


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação