Aracaju (SE), 22 de outubro de 2021
POR: Sesc/SE
Fonte: Sesc/SE
Em: 15/09/2021 às 00h00
Pub.: 20 de setembro de 2021

Sesc inaugura sua nova galeria de arte com a exposição Ser[tão] Véio


O presidente do Sistema Fecomércio – Sesc/Senac, em exercício, Hugo Lima França, ao lado da diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, inaugurou na última segunda-feira, a Galeria de Arte Sesc – Cícero Alves dos Santos – Véio. O evento marca os 75 anos da instituição comemorado em 13/09. O nome da nova galeria é uma homenagem ao escultor sergipano, reconhecido internacionalmente pela sua obra. A inauguração reuniu autoridades, conselheiros e diretores da instituição, artistas, produtores, pesquisadores e colaboradores do Sesc.


Galeria de Arte Sesc ? Cícero Alves dos Santos ? Véio (Foto: Sesc/SE)

Galeria de Arte Sesc ? Cícero Alves dos Santos ? Véio (Foto: Sesc/SE)


De acordo com Hugo França, o investimento ficou em torno de 2 milhões e 300 mil reais. Os recursos, oriundos do Departamento Nacional do Sesc, traduzem a confiança e o respeito que a Administração Regional representa junto ao empresariado e ao órgão gestor do Sesc em todo país. “Gostaria de ressaltar o trabalho da diretora regional, Aparecida Farias e sua equipe, que com maestria executou esse projeto que agora entregamos aos comerciários e a sociedade em geral. Um espaço de beleza singular, reconhecimento e valorização da cultura sergipana”, destacou França.


Segundo a diretora regional do Sesc, a inspiração para a construção de uma nova galeria de arte foi do presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira. “A iniciativa visa transformar esta casa em um espaço de cultura, voltado para a formação, fruição e exposição dos mais diversos trabalhos e linguagens artísticas”, disse Aparecida Farias.


A diretora ressaltou ainda, que o Sesc exerce protagonismo no campo da cultura desde a sua criação, por ter uma filosofia de natureza plural, que eleva o fazer social e cultural no Estado, pautando o seu trabalho em ações transformadoras, que transcendem os muros institucionais e alcança toda a sociedade sergipana.


Emocionado com a homenagem, Cícero Alves dos Santos – Véio parabenizou a instituição pela iniciativa de criar um espaço de formação dentro da galeria, estimulando o surgimento de novos talentos. “Nosso estado é um dos menores da federação, mas, em termos de artistas e de arte eu considero um dos maiores”, enfatizou.


“Quando temos acesso a cultura nos tornamos melhores. Aqui será a oportunidade de os artistas sergipanos fazerem as suas exposições. É uma galeria que vai trazer, eu tenho certeza, Aracaju de volta ao circuito nacional de artes”, destacou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.
“É um privilégio muito grande não só para os artistas, mas para toda a sociedade sergipana. E nós artistas continuarmos lutando para atrair o público, conquistar o coração das pessoas com o nosso esforço de criar e dar visibilidade ao nosso trabalho”, disse o artista plástico Tintiliano.


Exposição
A exposição Ser [tão] Véio, está sob a curadoria de Rosana Boaventura Santos. Ela já está aberta para a visitação do público e poderá ser vista até 14 de janeiro do ano que vem, de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h.


A galeria fica na Rua Senador Rollemberg, 77, no Bairro São José, em Aracaju. O acesso é gratuito. Para visita em grupo é necessário realizar o agendamento prévio através da Central de Relacionamento do Sesc pelo (79) 3216-2727 ou 3216-2770.


Confira mais fotos AQUI

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação