Aracaju (SE), 21 de outubro de 2021
POR: Assessoria
Fonte: Assessoria
Em: 25/08/2021 às 22h46
Pub.: 26 de agosto de 2021

Glória Costa e Thays Ricarte lançam livro


Glória Costa e Thays Ricarte lançam livro nesta quinta-feira (29/8) na galeria Mário Britto.
“O amor, el autentico estado de Anarquía” conta a história de uma amizade que sobreviveu à distância.


Glória Costa e Thays Ricarte lançam livro nesta quinta-feira, na galeria Mário Britto (Foto: Assessoria)

Glória Costa e Thays Ricarte lançam livro nesta quinta-feira, na galeria Mário Britto (Foto: Assessoria)


Nesta quinta-feira (26), as escritoras Glória Costa e Thays Ricarte lançam "O amor, el autentico estado de Anarquía", a partir das 17h, na Galeria Mário Britto. Escrito em português e castelhano, o livro traz os relatos da íntima e verdadeira troca de afetos e confidências de duas amigas se correspondendo em países diferentes, num manifesto à amizade e ao prazer pela escrita que descobriram enquanto alimentavam essa relação além-mar. A obra tem o selo da Criação Editora e foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap).


As duas autoras são servidoras públicas, mas amantes declaradas da Arte, em suas mais diversas expressões. Glória Costa teve uma passagem marcante pela política, quando foi uma das mais jovens prefeitas do Brasil, exercendo dois mandatos, dos 21 aos 28 anos, no município de Moita Bonita. Depois ela foi se apaixonando cada vez mais pela Arte, descobriu o talento da escrita, transformado em poesias, crônicas, canções e roteiros; e pela música. Formou o Nanã Trio, com Rebecca Melo e Lygia Carvalho [sobre o qual já falamos bastante por aqui], e se integrou ao projeto de difusão cultural “Rural do Forró”, do amigo Bob Lelis.


Glória não esconde a emoção diante do lançamento da sua primeira obra. “É muito emocionante ver nossa amizade registrada nas páginas deste livro. Os textos foram produzidos de forma muito natural num período aproximado de cinco anos, retratando um longo período de compartilhamento de emoções, sentimentos e parceria que manteve a nossa amizade ainda mais linda, mesmo à distância. Quando a gente viu o que poderia nascer dali, pensamos em transformar em livro, como uma oportunidade de externarmos nossas angústias, medos, loucuras, devaneios. Espero que possamos tocar cada leitor, como essa história nos toca”.


Thays também passeia pela vida transitando entre mundos. Servidora do Judiciário, ela passa dos estudos acadêmicos à poesia, à música e à literatura com a mesma desenvoltura, mas com ainda mais paixão. Desenvolveu trabalhos na área jurídica, com destaque para o Direito Ambiental, em estudos na Universitat Rovira i Virgili, em Tarragona, na Espanha – onde morava quando nasceram os textos que deram origem à obra que está sendo lançada. Em seu discurso de apresentação da obra, em evento realizado pela Funcap na última sexta-feira, Thays a definiu como um ‘texto epistolar do século XXI’.


“As pessoas mais jovens não conhecem cartas. Conhecem e-mails, mas a gente quis resgatar isso”, disse. Para ela, a arte tem papel fundamental na vida. “Nessa turbulência que tem sido a pandemia, é importante encontrar formas de seguir, e a Arte é oxigênio. Nosso livro é uma espécie de manifesto. Através dele a gente mostra que nem a distância conseguiu fazer com que nossa amizade sucumbisse. E a amizade, assim como a Cultura, precisa de incentivo, de impulso. Então a gente agradece o apoio da Lei Aldir Blanc e convida a todos para uma leitura desse registro, que é mais uma partilha, sem nenhuma pretensão”, concluiu Thays.


A Galeria de Arte Mário Britto fica localizada na Rua Vila Cristina, nº 130, Bairro São José, na capital sergipana.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação