Aracaju (SE), 26 de outubro de 2021
POR: Assessoria de Imprensa
Fonte: Assessoria de Imprensa
Em: 19/08/2021 às 10h42
Pub.: 19 de agosto de 2021

Escritora sergipana é indicada ao Prêmio Juca Pato de Literatura Brasileira


Lançado no final do ano passado, O sol dos dias (contos), publicado pela Editora Penalux, colocou a autora Taylane Cruz entre os nomes literários que vêm se destacando no país. O livro, além de encantar os leitores por sua escrita que combina a violência e a ternura que habita o humano, deu à autora uma repercussão com resenhas e críticas sobre a obra publicadas em vários portais literários. Além disso, o livro permitiu à escritora figurar entre os nomes de indicados ao prestigiado Prêmio Juca Pato, promovido pela União Brasileira de Escritores.


Taylane Cruz, autora de "O Sol dos Dias" (Foto: Assessoria de Imprensa)

Taylane Cruz, autora de "O Sol dos Dias" (Foto: Assessoria de Imprensa)


Para Taylane, a repercussão do livro é um incentivo para que o trabalho com a Literatura prossiga. “Quem escreve sabe como é difícil viver de literatura; a batalha é muito árdua, publicar e divulgar um livro não é fácil. O sol dos dias tem me dado muitas alegrias, inclusive figurar na lista dos indicados ao Juca Pato. Mas mais do que isso: poder estender uma ponte até o coração dos leitores é o sonho de qualquer autor. Lutamos diariamente com as palavras, uma luta árdua, mas que é, para mim, uma benção. Drummond já disse:  ‘Lutar com palavras é a luta mais vã. Entanto lutamos mal rompe a manhã’. Essa paixão é irrenunciável e me sinto muito grata por poder cumprir meu ofício num país tão difícil como o nosso”.


Taylane, que gosta de se autodenominar como “uma militante das palavras”, conta ainda sobre sua rotina de trabalho, as diversas ações literárias, entre elas sua participação no Arte da Palavra, maior circuito literário do país. “A Literatura ocupa a minha vida, vivo para a escrita, tudo que faço orbita o mundo da palavra. Desde o ano passado, estou rodando o Brasil (virtualmente) e divulgando O sol dos dias. Ao lado de uma autora que admiro muito, Miriam Alves (SP), posso falar do meu processo criativo e de como foi escrever esse livro, criar essas personagens. Tem sido uma bela experiência, afinal são tempos de muita angústia e a Literatura sempre pode nos socorrer”.


Para conhecer mais o trabalho da autora, basta acessar a página do Instagram @taylanecrux.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação